Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Temos Blogueiro!

Brito-Semedo, 18 Out 11

 

Blogueiro.jpeg

 

Retomo, adaptando-o ao momento actual, o post e o texto que usei em Maio do ano passado, quando o Na Esquina do Tempo chegou aos seus 100 dias.

 

Um amigo jornalista, calejado nestas andanças e autor de um blogue, de há uns tempos para cá com periodicidade “quando calhário”, perguntou-me, na altura, se estava a criar um blogue porque achava que não tinha muito que fazer! Ironizando, deu-me três meses para, depois disso, voltarmos a conversar sobre o assunto. Pois bem, cá estou à espera de voltar a encontrá-lo Na Esquina, ou num Café, para a tal conversa!

 

A verdade é que, ter um blogue e mantê-lo activo e com alguma frescura, exige tempo, mais do que poderia adivinhar à partida. Fi-lo, sobretudo, porque senti falta, na blogosfera caboverdiana, de um blogue de divulgação literária e cultural, que pudesse partilhar com os falantes da língua portuguesa a dinâmica do país neste particular e levar conforto e mantenha das ilhas aos patrícios na terra-longe. É assim que elaboro ou escolho a dedo o texto que vou postar, sempre a condizer com alguma efeméride significativa para mim e para aqueles que me acompanham virtualmente! Passados quase dois anos, constato que tenho gasto muitas horas fazendo dele um projecto pessoal e, desejavelmente, interessante. Assim, o balanço é francamente positivo e gratificante, com retornos muito agradáveis.

 

Foram debitados no Na Esquina do Tempo 614 posts, que tiveram visitas na ordem das 63.000 (isto a partir de 17 de Março de 2010), com perto de 160.000 exibições de páginas, provenientes de mais de 100 países/regiões, nomeadamente, Portugal (com o maior número de visitantes depois de Cabo Verde), Estados Unidos da América (sobretudo da zona da Nova Inglaterra), Brasil (com o Rio de Janeiro ocupando o primeiro lugar, seguido de São Paulo, Salvador e Belo Horizonte), diversos países da Europa (Itália, França, Bélgica, Suécia, Reino Unido, Holanda, Espanha, Luxemburgo), da África (Angola, Moçambique, Senegal, Marrocos, Tunísia, Gana, África do Sul) e mesmo da Ásia (Macau, Turquia, China, Japão, Timor Leste e Arábia Saudita), numa média semanal acima das 1.500 visitas.

 

Como reacção directa, houve perto de 1.200 comentários, para além daqueles feitos no facebook, a maior parte deles agradecendo, elogiando e estimulando a iniciativa, outros dando conta da indicação do blogue como material de consulta obrigatória a estudantes universitários da realidade cultural caboverdiana, outros, ainda, partilhando a sua vivência e cotejando realidades, o que faz do Na Esquina do Tempo um  espaço importante de convívio e de troca.

 

Last but not the least, uma vénia e uma palavra de apreço à equipa do SAPO Internacional, particularmente à Trêza, que concebeu os atraentes layouts e está sempre disponível para fazer os ajustes que se vão revelando necessários.

 

Assumo: Temos blogueiro!

– M. Brito-Semedo

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

26 comentários

De Ricardo Riso a 25.05.2010 às 00:45

Blogueiro Manuel,
Ter um blog é realmente fascinante e o resultado, inesperado! Fico feliz pelo fato do senhor estar se dedicando com carinho à experiência, compartilhando pérolas da literatura cabo-verdiana e todo o seu vasto conhecimento de forma concisa e extremamente clara. Logo, além da leveza com que os temas - seríssimos, por sinal -, aqui são tratados, tornam a passagem por esta Esquina uma confiável e prazerosa fonte de consulta. 
Pelo exposto acima, sou fã desta Esquina e torço para que permaneça na web por mais cem anos.
Um grande abraço deste bloggueiro que dá sempre um clique Na Esquina do Tempo.
Ricardo Riso

De Brito-Semedo a 25.05.2010 às 15:20


Ricardo, A amizade faz-se de convivência e este espaço do Na Esquina do Tempo tem servido para isso, de que você é um exemplo. E os amigos partilham conhecimentos, sucessos, desabafos, mágoas, desejos, aspirações. E gostaria que este espaço fosse, melhor, seja isso mesmo! Um abraço!

De Amílcar Tavares a 25.05.2010 às 00:57

Sou leitor assíduo, via RSS, e gosto dos posts. Os meus parabéns pelo marco. Que venham mais!

De Brito-Semedo a 25.05.2010 às 15:15

Meu Caro, Também eu vou ao seu blog com regularidade e aprecio os seus escritos. Obrigado pela sua força e estímulo! Como gostam os angolanos de dizer: Estamos juntos!

De Amílcar Tavares a 26.05.2010 às 21:15

Definitivamente, estamos juntos.


Um abraço.

De aTeresa a 25.05.2010 às 11:56

O Brito-Semedo prega-me destas partidas, de me apanhar a lê-lo, desavisada, e assim dar de caras com mais um mimo elogioso (por mais que diga que é com muito gosto que faço as coisas) que agradeço.

Fico muito contente com o tão positivo balanço que apresenta a respeito deste seu projecto pessoal, e faço votos para que continue a brindar os seus leitores com as pérolas do seu conhecimento. Bem-haja.

De aTeresa a 25.05.2010 às 12:17

Ah.. de tão babada com o elogio acabei por tropeçar nas ideias que se cruzaram e não referi a sua pergunta "Que venham mais 100?! Que me dizem?" e à qual respondo, venham sim, um de cada vez, que aos duzentos aqui estaremos para brindar, como aos quatrocentos...

Image

De Brito-Semedo a 25.05.2010 às 19:43

A ver até quando aguenta a minha canela! Portanto, um dia e um post de cada vez!

De Brito-Semedo a 25.05.2010 às 15:27

Prezada Trêza , Ao longo da minha vida (olhe que já sou uma versão 5.8!) tenho sabido apreciar e ser reconhecido aos grandes e pequenos favores das pessoas com quem me tenho cruzado. Procuro dizer isso e mostrar o meu apreço. A verdade é que todos nós gostamos de ser reconhecidos pela nossa capacidade e qualidade de trabalho. É apenass isso que faço em relação a si. Obrigado e um Abraço!

De aTeresa a 25.05.2010 às 16:03

Pronto, calei-me.


Muito obrigada :-)

De Alvaro Ludgero Andrade a 25.05.2010 às 14:31

Prezado, será que conheço esse jornalista preguiçoso e com tamanha falta de fé na tua capacidade nocturna?

Mantenhas

De Brito-Semedo a 25.05.2010 às 15:34

Caro ALA, Conheces esse Amigo jornalista, conheces, mas não é preguiçoso, não, antes pelo contrário, porque muitíssimo ocupado. Para além de que tem duas gémeas lindíssimas para dar atenção e partilhar o restante com a mulher! Mas que fazem falta os seus textos no blog, fazem, pelo menos para mim!
Cá me vou arranjando porque não sou homem de rotinas! Um abraço e até o nosso próximo encontro numa das nossas Esquinas para um café caprichado (pagas tu?!).

De Pedro Moita a 25.05.2010 às 14:43

caro companheiro internauta/blogueiro.
Infelizmente não sou visitante permanente, mas venho com prazer e amizade.
O seu encanto passa pelas palavras, sorriso constante e atravessa as letras que nos deixa no blog.

abraço e continuação dessa força espantosa.

PEDRO MOITA

 

De Brito-Semedo a 25.05.2010 às 15:39

Caro Amigo, Sabe sempre bem ouvir/ler plavras de apreço de pessoas que estimamos. Como pecado confessado é pecado meio perdoado, fica desculpado não ser fã e do Club de Na Esquina do Tempo. Mas não vai sem uma penitência, que será o de, daqui para a frente, ler todos os posts! Ha, ha, ha! Um abraço, a dividir com a Soraia de Deus!

De Praiamorena a 26.05.2010 às 03:39

Passo sempre por aqui, muito de raspão por causa desse tirano que se chama tempo.
E sempre que passo deleito-me com os posts desta Esquina.
Nunca faço comentários, porque às vezes é muito melhor ler e calar :) e levar o ensinamento, até porque o tempo, esse nunca dá espaço para grandes comentários.
Mas hoje não resisti.
Tenho que lhe dizer: muitos parabéns e obrigada, nesta Esquina vale a pena passar. Venham mais cem, se fossem cinco eu diria de uma assentada, mas tantos é bom que venham um por um, estaremos cá para os ler.

De Brito-Semedo a 26.05.2010 às 11:15

Obrigado pela sua simpática mensagem e pelo incentivo. "Na Esquina do Tempo" é democrático e com uma postura de não cobrança. O importante é aparecer e beneficiar da companhia e ter alguma satisfação nisso. Um abraço!

De Ernestina Santos a 08.06.2010 às 21:37

Blogueiro, os meus parabéns!

Primeiro, pela persistência porque isto na verdade dá muito trabalho.

Segundo, pela qualidade dos textos que aqui inscreves, contribuindo para a divulgação da literatura cabo-verdiana pelas quatro partes do mundo. A diáspora cabo-verdiana agradece, pois há obras que estão fora do alcance e que assim serão do conhecimento de todos os que se interessarem.

Abraços e feliz continuação!

De Brito-Semedo a 08.06.2010 às 22:47

Cara Amiga Ernestina, Há muito que não aparecia por estas bandas e que falta fazia à "Na Esquina do Tempo"!
Espero que tenha sentido saudades do convívio e das nossas "conversas", ultimamente com a filatelia em destaque.
Da minha parte, continua a vontade de partilhar as coisas da terra, sobretudo com os patrícios que, por razões várias, se encontram na diáspora. E se puder chegar a leitores de outras culturas e paragaens, melhor ainda.
Um abraço destas nossas ilhas no meio do mar!

De Joaquim ALMEIDA (Morgadinho) a 05.10.2011 às 14:20

Caro amigo BRITO SEMEDO ; sinceramente confesso, que estou relativamente em atraso ,em relaçao aos outros (blogueiros),por motivos ,diria, maior parte das vezes ,alheios à minha vontade . Porém vou fazer os todos possiveis , - como se costuma dizer em francês- rattraper le temps perdu - e estar presente ,sempre que possivel ,no teu blog ,no nosso blog , NA ESQUINA DO TEMPO .Prometo-te caro amigo,estar presente,sempre que posso ,NESTA ESQUINA ,testemunhando,participando , nos tempos presentes e futuros ,colaborando na sua utilidade em prol da historia , da historia do " nosso pais"- CABO VERDE .Aquele abraço D'Um Criol na Frânça !..MORGADINHO !..

De João Sá a 19.10.2011 às 07:51

Bom dia caríssimo blogueiro e editor :)
Hoje está este post, testemunho pessoal que penso de leitura muito útil a todos os que se "aventurem" no mundo dos blogs, em destaque Na Rede da homepage do SAPO Cabo Verde.

De Adriano Miranda Lima a 21.10.2011 às 22:09

Só há relativamente pouco tempo, tomei conhecimento deste Blogue e passei a intervir com alguma frequência. E o tempo que já lá vai desde que ele viu a luz do dia!
Prossiga sem desfalecer, amigo Brito Semedo, que este espaço é de real interesse e utilidade para a troca de ideias,  o encontro ou reencontro dos filhos da terra cabo-verdiana, o fortalecimento da nossa consciência cívica, e, sobretudo, last but not the least, a divulgação literária e cultural, como bem frisou no seu texto.

 

De Amilcar Aristides Monteiro a 01.11.2011 às 03:18

Caro Brito_Semedo , Parabéns pelo blog. Identifiquei-me mto com o que diz. Descobri que o blog tem vida própria e o seu magazine cultural on line está espectacular . Imprimir sempre foi fatal para a publicação em Cabo Verde e esse tipo de produção acaba sempre por desaparecer. Obrigado assim por preservar a nossa memória comum e contribuir com paixão. Um grande Abraço. Tide . 

De Brito-Semedo a 01.11.2011 às 19:21

Caro Amigo, Vindo de quem vem, homem das TIC e bloguista firmado na praça, o elogio sabe melhor :-)! Partilho a apreciação com a Trêza , a autora do Layout .
É bom saber que, mesmo estando na terra longe, ainda arranja tempo para se encostar ao "Na Esquina" e saber do que acontece na nossa terrinha.
Apenas para criar manha: hoje houve o Festival do Milho Verde no Restaurante Avis e foi um "fartote" :-). Mauzinho, eu?! Rsss!!!
Saudades e volte breve!

De Amilcar Aristides Monteiro a 04.11.2011 às 02:53

Viva! Estou cá mas a minha alma vive na terra ;) n tem como a nossa identidade é mto forte. Temos é que capitalizar isto porque mesmo quem veio à mto tempo está cá e lá. Mas falando sério a comunidade caboverdiana parece adormecida. Falei com um consultor americano ele disse-me que é como se os caboverdianos estivessem numa festa e se mantivesem num canto. É uma generalização mas de facto no geral o nosso povo não se integra e isso é preocupante. Gosto mesmo muito da sua escrita e o magazine inspira. Aproveito para lhe deixar o endereço do MORABEZA, Turismo Sustentável em Cabo Verde que é grupo que estamos a dinamizar para debater uma alternativa ao turismo de massa. http://www.facebook.com/morabeza.turismo (http://www.facebook.com/morabeza.turismo) Fica desde já o convite para partilhar alguma perola com a comunidade. Viva!

Comentar post

Pág. 1/2

Esquecer!? Ninguém esquece…
Suspende fragmentos na câmara escura, que se revelam à luz da lembrança...

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Jornalista e Poeta Eugénio Tavares

Comunidade

  • Garcia Baxe

    Chamo-me Garcia Baxe “Kekas Baxe”, bailarino e cor...

  • Anónimo

    Se Simão nasceu em 1842, e o naufrágio foi em 1853...

  • Joelson Leal

    Sr. Brito, o senhor sabe quem escreveu a música "R...

Powered by