Recomendações de consulta
Assuntos culturais
Bibliotecas Virtuais
Blogues Parceiros
Documentários
Instituições Ensino Superior
Para mais consulta
Esquina do tempo por Brito-Semedo © 2010 - 2015 ♦ Design de Teresa Alves
Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Magazine Cultural a divulgar Cabo Verde desde 2010
Brito-Semedo, 14 Jul 11
O filme "Zé da Guiné – Crónica dum africano em Lisboa", sobre a vida de uma "figura emblemática" da capital, vai ser exibido pela primeira vez, amanhã, sexta-feira, dia 15, no Cinema São Jorge, em Lisboa.
O documentário de José Manuel Lopes, que pretende homenagear o homem que "deu a noite à cidade", começou a ser feito em 2001, mas passou todo este tempo "em 'stand by'", esperando financiamento aqui e ali, conta o realizador.
"Antes do Zé da Guiné as noites eram escuras, frias e metiam medo", recorda a sinopse do filme (www.zedaguinethemovie.com).
Estávamos em finais dos anos 70. Nascido na Guiné-Bissau, Zé passa pela guerrilha do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) e, na altura do 25 de Abril, desembarca em Lisboa "atrás de um sonho".
"Acaba por liderar a mudança de costumes, da noite, de Lisboa", resume o realizador. Zé introduz-se no meio estudantil através de uns primos e participa nos primeiros movimentos de okupas.
Zé da Guiné acaba por se transformar "num perfeito lisboeta" – "é mais lisboeta do que eu, ele conhece tudo, as ruas, as pessoas, os locais", diz José Manuel Lopes, acrescentando que ainda hoje, mesmo afetado pela esclerose lateral amiotrófica, doença neurodegenerativa progressiva e fatal, continua a dar indicações sobre onde ir (Fonte).
Esquecer!? Ninguém esquece…
Suspende fragmentos na câmara escura, que se revelam à luz da lembrança...
Cape Verdeans are the real Jews those white “Jewis...
Que pena! As cadeiras de baloiço são famosas e não...
Boa tarde Na minha infância e juventude eu conheci...
gostaria de ver o Filme!