Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

 

Ontem à noite, depois de fazer a sua declaração de vitória, o Presidente Eleito, Dr. Jorge Carlos Fonseca, foi interpelado pela jornalista Matilde Dias, que o acompanhou durante todo o tempo de campanha, a “cobrar” a sua promessa de oferecer um almoço à Comunicação Social, sendo ele o Chef de Cozinha.

 

O “Na Esquina do Tempo”, que tem uma vocação gastronómica – “Mi é rusga de certéza… Bô podê mandá bóca” – pôs-se em campo e apresenta aqui a receita do Chef-Presidente.

 

‘Caldo de Peixe com Molho de Iogurte’

 

Molho de Iogurte - Ingredientes:
 
- 1 colher (sopa) de cebolinha verde picada
- 1 pote de iogurte natural
- 1/2 colher (sopa) de sal; pimenta a gosto
- 1 colher (sopa) de salsa picada
  
Caldo de Peixe – Ingredientes:
 
Garoupa, bicuda, palombetas, moreias, etc.
2 cebolas
1 dl de azeite
1 dl de óleo
3 tomates maduros
2 dentes de alho
1/2 folha de louro
1 raminho de coentros
3 a 4 grãos de malagueta
1 kg de batata
1 kg de batata doce
1/2 kg de banana verde
1/2 kg de mandioca
1/2 de inhame
1/2 kg de abóbora
sal q.b.

 

Preparação:
 
Num tacho põe-se a cebola cortada às rodelas, os alhos picados, louro, malagueta, tomate e azeite doce. Deixa-se refogar um pouco e colocam-se as verduras descascadas e lavadas. A banana verde é sempre descascada em água e sal, para lhe tirar a "nódoa". Deita-se água q.b. Quando estiverem quase cozidas, colocam-se as postas de peixe que entretanto estiveram com sal. Para engrossar o caldo rala-se mandioca fresca na quantidade que desejar ou então desfaz-se farinha de pau num pouco de água que se junta ao caldo, mexendo sempre. Rectifica-se o sal e malagueta e serve-se tudo numa tigela grande ou o caldo com as verduras numa terrina e o peixe numa travessa.

 

Viva o Chef, digo, Viva o Presidente da República Eleito!

 

Foto Expresso das Ilhas

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

2 comentários

De Adriano Miranda Lima a 22.08.2011 às 16:47


Ou muito me engano ou o amigo Brito Semedo tem um dedinho especial para a culinária, tal a frequência com que nos vem deliciando com as receitas aqui publicadas. A princípio não levava muito a sério as ditas, mas a verdade é que esta do caldo de peixe parece mesmo de ressuscitar um morto. Hei-de experimentar a receita, embora sem poder ser inteiramente fidedigna dado que aqueles nossos peixes citados na ementa não demandam os mares destas bandas.


Bem, eu gostaria de ser jornalista para estar entre os convidados do novo Presidente. Para me deliciar com o belo repasto, sim senhor, mas também para, on record, e para que ninguém nos ouvisse, dizer-lhe ao pé da orelha da minha imensa satisfação e grande alívio pela sua vitória eleitoral. Não pela sua pessoa em si, que não conheço nem nunca vi, mas pelo bem que a escolha eleitoral vai produzir na saúde da democracia da minha terra natal. Tenho a certeza disso.


 


 


 

De Brito-Semedo a 22.08.2011 às 17:48

Caro Amigo, Tenho aprendido umas coisas, mas olhe que são muitos "anos de praia"! ): A minha própria Mãe ficou surpreendida quando, depois de muitos anos sem estarmos juntos, cozinhei pela 1.ª vez para ela, rssss!!! A minha especialidade é "garoupa no forno a crioula", mas essa receita não publicito, hahaha!!!
O "Na Esquina", tem a minha cara (salvo seja!) e desde o seu início vem destacando, entre outras coisas de que gosto, a gastronomia! Veja aqui o 1.º post sobre este assunto - http://brito-semedo.blogs.sapo.cv/1615.html
Posso não ser convidado a este caldo-de-peixe a Chefe-Presidente, mas, conforme a música agora muito em voga, na voz de Mirri Lobo: "Mi é rusga de certéza… Bô podê mandá bóca"
 
Braça!

 

Comentar:

De
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.
Comentário
Máximo de 4300 caracteres

O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Esquecer!? Ninguém esquece…
Suspende fragmentos na câmara escura, que se revelam à luz da lembrança...

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Jornalista e Poeta Eugénio Tavares

Comunidade

  • Garcia Baxe

    Chamo-me Garcia Baxe “Kekas Baxe”, bailarino e cor...

  • Anónimo

    Se Simão nasceu em 1842, e o naufrágio foi em 1853...

  • Joelson Leal

    Sr. Brito, o senhor sabe quem escreveu a música "R...

subscrever feeds

Powered by