Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

De Blogue a Magazine Cultural

Brito-Semedo, 18 Out 11

 

Celebra-se hoje o Dia Nacional da Cultura, cujo Patrono é o Poeta Eugénio Tavares (Brava, 18 de Outubro de 1867 – 01 de Junho de 1930), o símbolo máximo da Cultura Caboverdiana.

 

A forma encontrada pelo “Na Esquina do Tempo” de assinalar o Dia e homenagear o seu Patrono foi a de inaugurar um novo projecto em sua saudação, ou seja, a transformação deste blogue e espaço pessoal num Magazine Cultural, aberto a novas colaborações e participações.

 

Eugénio Tavares, enquanto jornalista e polemista, já tinha sido Patrono da tese de doutoramento e irá ser o Patrono deste “Na Esquina do Tempo – Magazine Cultural Online”.

 

De um Blogue Despretencioso ...

 

 

O blogue surgiu da necessidade de divulgar as Crónicas de Diazá, acabadas de sair em livro e, sobretudo, de uma vontade de fazer alguma diferença na blogosfera caboverdiana, já que a área cultural estava a descoberto. Funcionou de 15 de Fevereiro de 2010 até hoje, 18 de Outubro de 2011. Neste período de um ano e oito meses, o “Na Esquina do Tempo” foi visitado em cerca de 65.000 vezes, num total de 120.000 visualizações. Arrancando timidamente, o blogue rapidamente passou a ter uma periodicidade diária de actualização, diversificando ainda mais os seus temas, tendo publicado um número recorde de pouco mais de 600 matérias e suscitado um número elevado de comentários, perto de 1.200.

 

No seu percurso, o "Na Esquina" foi  conquistando colaboradores que, com o seu espólio pessoal em fotos, memórias ou outros, vieram enriquecer a divulgação da cultura caboverdiana.

 

Foi parceiro fundamental nesta caminhada a minha mulher e bloger Maria Catela, que me incentivou a começar e que, ao longo deste percurso, discutiu ideias, reviu textos e apoiou em soluções técnicas. Sob o ponto de vista do design, o Sapo.CV, na pessoa da designer gráfica Teresa Alves, criou um layout personalizado e esteve sempre disponível a apoiar o blogue. Foi dela, também, a responsabilidade da grande divulgação feita a este espaço pela homepage do Sapo.CV, seguida pelo seu colega João Sá. Contudo, isso de pouco valeria se não houvesse um grupo de leitores activos e participativos. Um grande obrigado a todos!

 

... à Aventura de um Magazine Cultural

 

É chegada a hora de o “Na Esquina do Tempo” potencializar as suas conquistas e congregar todas as sinergias, transformando-se num “Magazine Cultural Online”, que é, como quem diz, numa publicação periódica diária, abordando temas dos mais diversos no âmbito da Cultura – da literatura à gastronomia, da história à música, do cinema à fotografia, da pintura às questões da língua materna – proporcionando reuniões informais de pessoas com interesses comuns para conversar, conviver e debater ideias.

 

O novel "Na Esquina do Tempo – Magazine Cultural Online", com um aspecto gráfico inovador, adequado aos novos propósitos, primará por uma edição mais cuidada dos seus textos. Para isso, o "Na Esquina" vai poder contar com a parceria de colaboradores dedicados e, sobretudo, com a fidelidade dos seus leitores.

 

Em complemento, o "Magazine Cultural" disponibilizará um espaço publicitário dedicado a empresas ou instituições-mecenas, que vierem a interessar-se por colaborar com este projecto.

 

Embarquemos juntos nesta aventura do "Na Esquina do Tempo – Magazine Cultural Online"!

 

Feliz Dia Nacional da Cultura!

– M. Brito-Semedo

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

9 comentários

De João Sá a 18.10.2011 às 08:08

Bom dia e desde já os meus parabéns pela coragem desta mudança que se pelos conteúdos mais que se justificava, esteticamente resultou muito bem e o dia escolhido para a tornar "pública" não podia ter sido melhor.
Com toda a justiça, este post (e no fundo todo o novo Magazine Cultural Online) está em destaque na Rede do SAPO Cabo Verde.

De Márcia Souto a 18.10.2011 às 11:08

Parabéns pela iniciativa. Estávamos mesmo precisando de um bom Magazine Cultural.

De Hildmel a 18.10.2011 às 11:58


Bom dia Professor. Tenho sido uma seguidora silenciosa do percurso da "Esquina do Tempo" e é com alegria que vejo que o projecto que por si só já era inovador, dar mais um passo na valorização da nossa cultura. Muitos parabéns pela caminhada e pelo rumo que está a ganhar.

Vou continuar e espreitar essa esquina que me tem trazido informação, alegria e alguns sorrisos.

Um abraço

De João Sá a 18.10.2011 às 18:08

Boa tarde prezado editor deste lindíssimo magazine cultural :)
Sem qualquer desprimor para os demais blogs dos SAPO Cavo Verde, por hoje ser um dia especial para si e para nós, equipa dos Blogs do SAPO e para a cultura caboverdiana, tomei a liberdade de colocar o "novo" Na Esquina no Tempo no topo dos destaques dos Blogs do SAPO Cabo Verde, por me parecer a mais que justa homenagem da nossa parte.

De aTeresa a 18.10.2011 às 19:16

Ora, ora, se não é o meu caro colega joão...

Pois vim cá ver dos comentários e dos pormenores que ficaram tortos e agora já me parecem direitos...
Vou ali comentar com outro email a ver se está mesmo bom :)

De Humana a 18.10.2011 às 19:17

Pois assim me parece
Image

De Brito-Semedo a 18.10.2011 às 19:54

Caríssimo, Como pode imaginar, estou felicíssimo com o resultado ora apresentado e ciente das responsabilidades acrescidas e do trabalho que vou ter. Mas, cavalo que corre por gosto!...
Quero crer que é uma honra para a designer gráfica do Sapo, a Teresa Alves, e também para mim os dois destaques de hoje, numa data tão importante como o Dia Nacional da Cultura. Estou certo que os leitores também agradecem. um abraço!

De Amendes a 21.10.2011 às 14:29

Meu Caro Amigo

Certamente ... não vejo maldade no tititulo frontal:

" Blogue Ao Magazine CU..."
Mas ,que a "polpa"... 'stá lá... isso 'stá!

Tudo "brincadêra"

Saudações

De Ricardo Riso a 21.10.2011 às 16:10

Caríssimo Manuel,
fico muito feliz com a expansão do seu espaço. Mais que necessário para todos nós.
Meu abraço fraterno,
Ricardo Riso

Comentar post

Esquecer!? Ninguém esquece…
Suspende fragmentos na câmara escura, que se revelam à luz da lembrança...

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Jornalista e Poeta Eugénio Tavares

Comunidade

  • Garcia Baxe

    Chamo-me Garcia Baxe “Kekas Baxe”, bailarino e cor...

  • Anónimo

    Se Simão nasceu em 1842, e o naufrágio foi em 1853...

  • Joelson Leal

    Sr. Brito, o senhor sabe quem escreveu a música "R...

Powered by