Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

 

Pracinha da Igreja.jpeg

 

 

 

Em 2010, a ilha de S. Vicente, com uma área de 227 Km2, tem uma população de 76.107 habitantes (Censo de 2010). Desses, cerca de 62.970 vivem no centro urbano do Mindelo, cujo limite territorial é de apenas 75 Km2, fazendo deste um dos espaços mais densamente povoados de Cabo Verde. O desenvolvimento da ilha tem acompanhado, ao longo dos tempos, o desenvolvimento desta urbe, que se mantém o polo económico, social e cultural da população da ilha. De tal modo que a referência à ilha e à cidade se confundem nas conversas do dia-a-dia.

 

É a baía do Mindelo que determina toda a vivência desta cidade. Conhecida como a Baía do Porto Grande, foi a partir dela que a cidade se foi expandindo para o interior. E foi o movimento crescente dos barcos neste porto que lhe conferiu um carácter urbano marcadamente cosmopolita.

 

Acompanhando esta evolução, a cidade foi-se afirmando como um centro cultural importante, onde o desenvolvimento artístico – nomeadamente, a música – a intelectualidade e o desporto seguem as tendências internacionais, sem deixar de expressar um cunho marcadamente mindelense. MB-S

 

NOTA: O vídeo "Roteiro Cultural da Ilha do Monte Cara" foi postado nas redes sociais pela Clim@r - Marketing e Tecnologias, Lda., no âmbito do seu projecto de promoção e divulgação do potencial turístico e cultural da ilha de S. Vicente, a quem felicitamos e agradecemos a disponibilização e partilha.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

7 comentários

De Valdemar Pereira a 29.05.2013 às 15:27


Hoje mais que nunca, vale a pena "güentà esquina" em um dos três lugares mais emblemàticos de S.Vicente: a Pracinha de Igreja.
E, como se fosse necessàrio algo mais para isso, o link com a mùsica é dos mais belos que jà vi do Mindelo.
Obrigado à Esquina pelas lembranças que nos tràs.

De Brito-Semedo a 29.05.2013 às 16:56

Amigo Valdemar, partilho a conversa no FB , a propósito do vídeo partilhado:

Manuel Brito-Semedo O vídeo é um convite para se fazer uma voltinha virtual à ilha, rsss!!! Braça rija!
Judith M. Wahnon Ja vou fazer isso, vens comigo???
Manuel Brito-Semedo Vou pôr um boné, comprar 2 supirinhas Galeano e pon d'trança de Jonas para o nosso lanche. Pode ser?
Judith M. Wahnon Haha!! Claro, ja gostei, e podemos comecar o tour la na Tchan de Sumtere! :)))
Teodorico Neves Tchan de 'sumtere ta f'ka longe e mdjor no kume, ku'msa na
Rua daluz
Manuel Brito-Semedo Assim, e más 1 bóca, rsss!!! Ta drêt! Nô ta incontrá na Praça Strela. Pode ser?
Teodorico Neves Na Praça Estrela mim e rei ja um regista esse inkontre e um ta avisobe assim k'um programa deslocação. Bo tarde e um note d'rosa.

De Joaquim ALMEIDA (Morgadinho) a 30.05.2013 às 09:18

Nao posso resistir e tenho que desabafar dizendo que , gosto muito das conversas aqui nesta esquina , relembrando sempre os bons tempos do nosso Mindêlo ; este  link com belissimas imagens  veio despertar ainda mais a nostalgia crioula , sodade d 'nôs Mindêlo - como disse Jotamont na sua bela melodia - , terra qui Deus derramà sê ligria 
Mas devo dizer com uma certa tristeza , vàrias mornas dedicadas à ilha de Sao Vicente , tem sido motivos de um certo desleixo , esquecimento premeditado , do governo do nosso pais !..
Um Criol na Frânça ;
Morgadinho ;

De Carlos Lima a 29.05.2013 às 16:31

Um excelente Roteiro Cultural da Ilha do monte Cara postado nas redes sociais pela Clim@r - Marketing e Tecnologias, Lda., no âmbito do seu projecto de promoção e divulgação do potencial turístico e cultural da ilha de S. Vicente.

CL

De Brito-Semedo a 29.05.2013 às 17:07

Meu Caro, Obrigado pelas informações e pelos créditos a quem os merece :-) Recebi ontem o vídeo através de uma partilha sem saber a sua proveniência. Realmente o vídeo é um trabalho fabuloso. Vou passar as suas informações para o corpo do post . Mais uma vez obrigado e parabéns à Clim@r - Marketing e Tecnologias, Lda.
Um abraço!

De Valdemar Pereira a 29.05.2013 às 17:30


Oie Judith e Teodorico!!! Sodade ê tcheu !!!

Camin tâ cumeça na Praca Nova, ta passà pa Rua de Lisboa, Pracinha d'Igreja, Rua da Luz, Praca Estrela; em siguida ê compra de "barão" na Padaria de Sr Jonas e sucrinha na Esquina d'Afonso.
Sabe de Munde !!!

Ca tem lugar màs sabe do que zona sul de Mindelo.

Nôs tude tem d'argui cabeça pa Soncente ca morrê

Um braça de sodade pa bucis tude e bocês familia.

De Anónimo a 29.05.2013 às 21:12


É a ilha onde Deus derramou a sua alegria e cujos mandões demagogos, com as suas políticas de investimento, estão a pouco e pouco a tornar esse derrame numa tristeza.

É um 'tique' de um governo tirano, que não sabe o que é gerir/governar um país, que não sabe o que são regras, e que normalmente provoca a desorganização do Estado.
É uma arrogância de gente pequena que tem complexos de grandeza. O pior disto tudo é que estão sistematicamente a provocar mais crise, e depois o povo lá terá de apertar o cinto para sonhar em ter o seu país minimamente sustentável.

Nunca pensei que o nosso país pudesse ter governantes tão limitados!

Comentar post

Esquecer!? Ninguém esquece…
Suspende fragmentos na câmara escura, que se revelam à luz da lembrança...

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Jornalista e Poeta Eugénio Tavares

Comunidade

  • pedro Lima

    Um belíssimo texto este da senhora Sónia Jardim. T...

  • ANONIMUS

    Interessante que isto me lembra um estória de quel...

  • Khaly Angel

    Muito obrigado, m descobri hoje e m aprende txeu!!...

Powered by