Recomendações de consulta
Assuntos culturais
Bibliotecas Virtuais
Blogues Parceiros
Documentários
Instituições Ensino Superior
Para mais consulta
Esquina do tempo por Brito-Semedo © 2010 - 2015 ♦ Design de Teresa Alves
Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Magazine Cultural a divulgar Cabo Verde desde 2010
Brito-Semedo, 29 Mai 13
Em 2010, a ilha de S. Vicente, com uma área de 227 Km2, tem uma população de 76.107 habitantes (Censo de 2010). Desses, cerca de 62.970 vivem no centro urbano do Mindelo, cujo limite territorial é de apenas 75 Km2, fazendo deste um dos espaços mais densamente povoados de Cabo Verde. O desenvolvimento da ilha tem acompanhado, ao longo dos tempos, o desenvolvimento desta urbe, que se mantém o polo económico, social e cultural da população da ilha. De tal modo que a referência à ilha e à cidade se confundem nas conversas do dia-a-dia.
É a baía do Mindelo que determina toda a vivência desta cidade. Conhecida como a Baía do Porto Grande, foi a partir dela que a cidade se foi expandindo para o interior. E foi o movimento crescente dos barcos neste porto que lhe conferiu um carácter urbano marcadamente cosmopolita.
Acompanhando esta evolução, a cidade foi-se afirmando como um centro cultural importante, onde o desenvolvimento artístico – nomeadamente, a música – a intelectualidade e o desporto seguem as tendências internacionais, sem deixar de expressar um cunho marcadamente mindelense. MB-S
NOTA: O vídeo "Roteiro Cultural da Ilha do Monte Cara" foi postado nas redes sociais pela Clim@r - Marketing e Tecnologias, Lda., no âmbito do seu projecto de promoção e divulgação do potencial turístico e cultural da ilha de S. Vicente, a quem felicitamos e agradecemos a disponibilização e partilha.
Um excelente Roteiro Cultural da Ilha do monte Cara postado nas redes sociais pela Clim@r - Marketing e Tecnologias, Lda., no âmbito do seu projecto de promoção e divulgação do potencial turístico e cultural da ilha de S. Vicente.
CL
Esquecer!? Ninguém esquece…
Suspende fragmentos na câmara escura, que se revelam à luz da lembrança...
Um belíssimo texto este da senhora Sónia Jardim. T...
Interessante que isto me lembra um estória de quel...
Muito obrigado, m descobri hoje e m aprende txeu!!...
Hoje mais que nunca, vale a pena "güentà esquina" em um dos três lugares mais emblemàticos de S.Vicente: a Pracinha de Igreja.
E, como se fosse necessàrio algo mais para isso, o link com a mùsica é dos mais belos que jà vi do Mindelo.
Obrigado à Esquina pelas lembranças que nos tràs.