Recomendações de consulta
Assuntos culturais
Bibliotecas Virtuais
Blogues Parceiros
Documentários
Instituições Ensino Superior
Para mais consulta
Esquina do tempo por Brito-Semedo © 2010 - 2015 ♦ Design de Teresa Alves
Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Magazine Cultural a divulgar Cabo Verde desde 2010
Brito-Semedo, 24 Jul 13
- Lucy Bonucci
CHARLES GUILLAUME ROCHETEAU, cidadão Francês, natural de Rouen (Normandia), nasceu em 1821 e vivia com a família no Havre, por serem armadores e marítimos. Nas suas viagens terá passado por Cabo Verde onde resolveu vir viver em 1850/51.
Do Havre trouxe um Patacho da família carregado com materiais de construção, mobiliário que incluía até um piano, por certo o primeiro que veio para Cabo Verde, e na década de 40 ainda estava operacional no clube da Ribeira Grande.
No regresso, o Patacho seguiu sob o comando do seu irmão GUILLAUME. De início, construiu com o material que trouxe da França, uma vivenda em São Vicente, no sítio hoje conhecido por "Fonte Francês", daí o nome pelo qual o lugar passou a ser conhecido. Posteriormente, veio a abandonar S. Vicente para fixar residência em Santo Antão, onde construiu uma moradia na "Penha de França", repetindo-se a alusão à sua terra natal, na Vila da Ribeira Grande, hoje pertença dos herdeiros de Jacinto Estrela.
Casou em 1861 com Maria Perpétua da Costa Salgado e, pelo anúncio incerto no B.O. de 14/10/1882, Maria Perpétua Rocheteau prova chamar-se de solteira Maria Perpétua da Costa Salgado pois tinha pelo casamento adoptado o apelido Rocheteau do marido, Charles Guillaume Rocheteau, súbdito francês, comerciante estabelecido na Rua de São Francisco da Vila da Ribeira e na Ponta do Sol como armador do palhabotes (Carlota e Carolina), nome das filhas. Era Vice-Cônsul da Dinamarca em Cabo Verde, Boletim Oficial n° 87/781. Esteve anteriormente na Ilha Brava onde nasceu a filha Charlotte.
Da mulher, Maria Perpétua, teve os seguintes filhos: RUFINO, JOÃO, GUILHERME, CAROLINA e DELFINA. Charles Rocheteau faleceu na Ponta do Sol a 30 de Outubro de 1871 com 50 anos de idade e 10 de residência em Santo Antão, 13.0. n' 87/781.
** RUFINO, faleceu solteiro sem descendência.
** JOÃO, casou com Maria da Piedade Pires Ferreira e teve os seguintes filhos: Carlos Alberto, Adérito, Hermínia e Ana Maria.
** GUILHERME, teve os seguintes filhos: Armando, Alzira e Sebatiana.
** CAROLINA, morreu solteira sem descendência.
** DELFINA, casou com Pedro José Carlos teve os seguintes filhos: Raúl, Virgílio, José, João, Maria de La Salette, Estela, Augusta e Luzia.
** CHARLOTTE, a primeira filha de Charles Rocheteau, nascida na Ilha Brava, foi casada com Manuel Caetano Nunes Lessa e teve três filhos: João Lessa, Maria da Luz e Lucília.
* João Lessa casou com Raquel Serquim e teve um filho, Renato.
* Maria da Luz casou com Pietro Bonucci e teve quatro filhos: Gaetano, Aniccio, Pietro Arigo e Yolanda. Aniccio e Pietro Arigo faleceram ainda crianças. Gaetano faleceu na cidade do Porto, em Portugal, sem deixar descendência. Yolanda casou com Teodoro Figueiredo Pias e tiveram cinco filhos: Víctor, Pedro, Maria de Fátima, Lucília Maria, Paulo Jorge e João Carlos.
* Carlos Alberto, neto de Charles Rocheteau e filho de JOÃO, casou com a sua prima Lucília filha de CHARLOTTE. Tiveram dois filhos: Alberto, que faleceu ainda criança e Argo André. Argo casou com Lucilia Lúcio, natural da cidade da Praia e tiveram dois filhos: Carlos Alberto e Víctor. Víctor casou com Elba Rodrigues natural da Ribeira Grande, Santo Antão.
* Adérito filho de João morreu solteiro sem descendência bem como a sua irmã Hermínia.
* A outra irmã Ana Maria (Anita) casou com Rafael Pires, do Paúl, e teve os seguintes filhos: Vladmiro Lenine, João Lovestone, Rolando Afrânio e Sílvia Azuraia. Vladmiro casou com Lídia Gomes de São Vicente e tiveram quatro filhos: Vladmiro Alípio, Dora e Liliana Cristina. João, casou-se com Manuela Gomes e tiveram um filho. Rolando teve três filhos com Ermelinda Silva: Rafael Rolando, Jorge e Ana. Mais tarde casou-se com Martina Silva e teve uma filha Elsa. Vivem na Holanda e são cidadãos holandeses. Sílvia, casou-se com Miguel Gomes, tem um filho Michael Gomes, vivem na U.S.A. e é cidadã americana.
* Armando, filho de GUILHERME e neto de Charles Rocheteau, casou em primeiras núpcias com Julieta Brigham e tiveram dois filhos: Alberto e Eurídice. Eurídice casou com José Manuel Gomes e tiveram dois filhos: Edtjardo e Armando. Armindo casou em segundas núpcias com a prima Estela filha de DELFINA e teve os seguintes filhos: Guilherme, Pedro Maria Delfina, Armando e Manuel. Guilherme casou com Estrela Mendes. Pedro casou com Margarida Lima, de São Vicente, e teve duas filhas: Glória e Liana, que casaram, respectivamente, com os irmãos Fernando e Paulo Ferreira. Maria Delfina casou com Vladmiro Ferreira, tio de Fernando e Paulo, vive na Argentina e teve dois filhos: Vladmiro e Estela. Manuel casou com Maria Conceição Vera Cruz, da Praia, teve uma filha Maísa, que casou com Arlindo do Rosário e tiveram dois filhos.
* Raúl, filho de DELFINA e neto de Charles Rocheteau, emigrou para a América muito jovem e lá casou com uma prima (família Lessa, da Brava), e viveu em Cape Code.
* Virgílio, filho de DELFINA e neto de Charles, casou com Alice Serra teve um único filho, Armindo, que casou com Maria das Dores Cohen e teve cinco filhos: Maria da Graça, José António, Carla Maria, Paulo George e João Carlos. José António casou com Tatiana Fonseca, de S. Vicente, vivem em Lisboa e têm dois filhos gêmeos: Sérgio e Hugo. Carla Maria, casou com Eduardo Ramos, vivem em Lisboa e tem dois filhos: Cláudia Cristina e João Pedro. Paulo George, Maria da Graça são ainda solteiros. João Carlos é casado e tem três filhos.
* José António, filho de DELFINA e neto de Charles Rocheteau, casou em S. Vicente com Joanina Oliveira, teve três filhos que residem em Lisboa: Raúl, que casou com Gabriela Morais, Adriano e Delfina. Maria de Lá Salette, filha de DELFINA, morreu sem descendência bem como a sua irmã Luzia, que casou com o escrivão Alexandre Esteves.
* Augusta filha de DELFINA, emigrou para o Brasil onde casou e deixou uma filha. João, filho de DELFINA casou com Ruth natural da Brava e deixou dois filhos: Anselmo e João que vivem em Lisboa.
** CHARLOTTE, a primeira filha de Charles Rocheteau, nascida na Ilha Brava, foi casada com Manuel Caetano Nunes Lessa e teve três filhos: João Lessa, Maria da Luz e Lucília.
* João Lessa casou com Raquel Serquim e teve um filho, Renato.
Sou neta de Renato, que veio para o Brasil e casou-se com Francisca Galão e tiveram três filhos: Renato, Ricardo e Ana Paula.
Renato casou-se com Simone e tiveram três filhas: Ana Luisa, Renata e Beatriz. Renato depois casou-se com Renata B. e teve um filho: Guilherme.
Ricardo casou-se com Carla e tiveram três filhos: Fernando, Isabela e Bruno.
Ana Paula casou-se com Ricardo A. e tiveram dois filhos: Gabriel e Lucca.
Obrigada por compartilhar os caminhos que a família percorreu!
Abraço
Ana.
Esquecer!? Ninguém esquece…
Suspende fragmentos na câmara escura, que se revelam à luz da lembrança...
Um belíssimo texto este da senhora Sónia Jardim. T...
Interessante que isto me lembra um estória de quel...
Muito obrigado, m descobri hoje e m aprende txeu!!...
Sou Elza Correia Rocheteau, viúva do Armando Rocheteau Júnior. Sou portanto nora da D. Estela Rocheteau e Sr. Armando Rocheteau. Tenho quatro filhos de nome: Francisco Pedro, Mário Jorge, Jaime Manuel e Fernando José. Vivemos em Coimbra e o Francisco é pai de Ângela, Daniel e Inês; o Mário é pai de Ana e João.
Se quiser mais informações, mande email para angela_gomes15@hotmail.com.
Com os melhores cumprimentos,
Elza Rocheteau