Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

História dos Rocheteau em Cabo Verde

Brito-Semedo, 24 Jul 13

 

Rocheteau.jpeg

Reunião da Família Rocheteau&Bonucci

 

- Lucy Bonucci

 

CHARLES GUILLAUME ROCHETEAU, cidadão Francês, natural de Rouen (Normandia), nasceu em 1821 e vivia com a família no Havre, por serem armadores e marítimos. Nas suas viagens terá passado por Cabo Verde onde resolveu vir viver em 1850/51.  

 

Do Havre trouxe um Patacho da família carregado com materiais de construção, mobiliário que incluía até um piano, por certo o primeiro que veio para Cabo Verde, e na década de 40 ainda estava operacional no clube da Ribeira Grande.  

 

No regresso, o Patacho seguiu sob o comando do seu irmão GUILLAUME. De início, construiu com o material que trouxe da França, uma vivenda em São Vicente, no sítio hoje conhecido por "Fonte Francês", daí o nome pelo qual o lugar passou a ser conhecido. Posteriormente, veio a abandonar S. Vicente para fixar residência em Santo Antão, onde construiu uma moradia na "Penha de França", repetindo-se a alusão à sua terra natal, na Vila da Ribeira Grande, hoje pertença dos herdeiros de Jacinto Estrela.  

 

Casou em 1861 com Maria Perpétua da Costa Salgado e, pelo anúncio incerto no B.O. de 14/10/1882, Maria Perpétua Rocheteau prova chamar-se de solteira Maria Perpétua da Costa Salgado pois tinha pelo casamento adoptado o apelido Rocheteau do marido, Charles Guillaume Rocheteau, súbdito francês, comerciante estabelecido na Rua de São Francisco da Vila da Ribeira e na Ponta do Sol como armador do palhabotes (Carlota e Carolina), nome das filhas. Era Vice-Cônsul da Dinamarca em Cabo Verde, Boletim Oficial n° 87/781. Esteve anteriormente na Ilha Brava onde nasceu a filha Charlotte.  

 

Da mulher, Maria Perpétua, teve os seguintes filhos: RUFINO, JOÃO, GUILHERME, CAROLINA e DELFINA.  Charles Rocheteau faleceu na Ponta do Sol a 30 de Outubro de 1871 com 50 anos de idade e 10 de residência em Santo Antão, 13.0. n' 87/781. 

 

** RUFINO, faleceu solteiro sem descendência. 

 

** JOÃO, casou com Maria da Piedade Pires Ferreira e teve os seguintes filhos: Carlos Alberto, Adérito, Hermínia e Ana Maria. 

 

** GUILHERME, teve os seguintes filhos: Armando, Alzira e Sebatiana. 

 

** CAROLINA, morreu solteira sem descendência. 

 

** DELFINA, casou com Pedro José Carlos teve os seguintes filhos: Raúl, Virgílio, José, João, Maria de La Salette, Estela, Augusta e Luzia.

 

** CHARLOTTE, a primeira filha de Charles Rocheteau, nascida na Ilha Brava, foi casada com Manuel Caetano Nunes Lessa e teve três filhos: João Lessa, Maria da Luz e Lucília.

 

* João Lessa casou com Raquel Serquim e teve um filho, Renato. 

 

* Maria da Luz casou com Pietro Bonucci e teve quatro filhos: Gaetano, Aniccio, Pietro Arigo e Yolanda. Aniccio e Pietro Arigo faleceram ainda crianças. Gaetano faleceu na cidade do Porto, em Portugal, sem deixar descendência. Yolanda casou com Teodoro Figueiredo Pias e tiveram cinco filhos: Víctor, Pedro, Maria de Fátima, Lucília Maria, Paulo Jorge e João Carlos. 

 

* Carlos Alberto, neto de Charles Rocheteau e filho de JOÃO,  casou com a sua prima Lucília filha de CHARLOTTE. Tiveram dois filhos: Alberto, que faleceu ainda criança e Argo André. Argo casou com Lucilia Lúcio, natural da cidade da Praia e  tiveram dois filhos: Carlos Alberto e Víctor. Víctor casou com Elba Rodrigues natural da Ribeira Grande, Santo Antão. 

 

* Adérito filho de João morreu solteiro sem descendência bem como a sua irmã Hermínia. 

 

* A outra irmã Ana Maria (Anita) casou com Rafael Pires, do Paúl, e teve os seguintes filhos: Vladmiro Lenine, João Lovestone, Rolando Afrânio e Sílvia Azuraia. Vladmiro casou com Lídia Gomes de São Vicente e tiveram quatro filhos: Vladmiro Alípio, Dora e Liliana Cristina. João, casou-se com Manuela Gomes e tiveram um filho. Rolando teve três filhos com Ermelinda Silva: Rafael Rolando, Jorge e Ana. Mais tarde casou-se com Martina Silva e teve uma filha Elsa. Vivem na Holanda e são cidadãos holandeses. Sílvia, casou-se com Miguel Gomes, tem um filho Michael Gomes, vivem na U.S.A. e é cidadã americana. 

 

* Armando, filho de GUILHERME e neto de Charles Rocheteau, casou em primeiras núpcias com Julieta Brigham e tiveram dois filhos: Alberto e Eurídice. Eurídice casou com José Manuel Gomes e tiveram dois filhos: Edtjardo e Armando. Armindo casou em segundas núpcias com a prima Estela filha de DELFINA e teve os  seguintes filhos: Guilherme, Pedro Maria Delfina, Armando e Manuel. Guilherme casou com Estrela Mendes. Pedro casou com Margarida Lima, de São Vicente, e teve duas filhas: Glória e Liana, que casaram, respectivamente, com os irmãos Fernando e Paulo Ferreira. Maria Delfina casou com Vladmiro Ferreira, tio de Fernando e Paulo, vive na Argentina e teve dois filhos: Vladmiro e Estela. Manuel casou com Maria Conceição Vera Cruz, da Praia, teve uma filha Maísa, que casou com Arlindo do Rosário e tiveram dois filhos. 

 

* Raúl, filho de DELFINA e neto de Charles Rocheteau, emigrou para a América muito jovem e lá casou com uma prima (família Lessa, da Brava), e viveu em Cape Code. 

 

* Virgílio, filho de DELFINA e neto de Charles, casou com Alice Serra teve um único filho, Armindo, que casou com Maria das Dores Cohen e teve cinco filhos: Maria da Graça, José António, Carla Maria, Paulo George e João Carlos. José António casou com Tatiana Fonseca, de S. Vicente, vivem em Lisboa e têm dois filhos gêmeos: Sérgio e Hugo. Carla Maria, casou com Eduardo Ramos, vivem em Lisboa e tem dois filhos: Cláudia Cristina e João Pedro. Paulo George, Maria da Graça são ainda solteiros. João Carlos é casado e tem três filhos.

 

* José António, filho de DELFINA e neto de Charles Rocheteau, casou em S. Vicente com Joanina Oliveira, teve três filhos que residem em Lisboa: Raúl, que casou com Gabriela Morais, Adriano e Delfina. Maria de Lá Salette, filha de DELFINA, morreu sem descendência bem como a sua irmã Luzia, que casou com o escrivão Alexandre Esteves. 

 

* Augusta filha de DELFINA, emigrou para o Brasil onde casou e deixou uma filha. João, filho de DELFINA casou com Ruth natural da Brava e deixou dois filhos: Anselmo e João que vivem em Lisboa.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

20 comentários

De Elza Rocheteau a 19.06.2014 às 19:13

Gostei do que vi no seu blog. Tive o prazer de conhecer a prima Yolanda e marido, quando há uns anos fomos ao Porto na companhia do Pedro Rocheteau e Margarida. 
Sou Elza Correia Rocheteau, viúva do Armando Rocheteau Júnior. Sou portanto nora da D. Estela Rocheteau e Sr. Armando Rocheteau. Tenho quatro filhos de nome: Francisco Pedro, Mário Jorge, Jaime Manuel e Fernando José. Vivemos em Coimbra e o Francisco é pai de Ângela, Daniel e Inês; o Mário é pai de Ana e João.
Se quiser mais informações, mande email para angela_gomes15@hotmail.com.


Com os melhores cumprimentos,
Elza Rocheteau

De Manuela a 06.07.2014 às 02:50

Adorei ler parte da minha história. Sou neta de Eurídice Rocheteau e José Manuel Gomes. Filha de Armando Rocheteau Gomes, 2º filho dos meus avós. Se gostar de ter mais informações entre em contacto para o meu email por favor.
Manuela Rocheteau Gomes

De Mª Helena Morais a 20.05.2015 às 14:16

Muito interessante conhecer um pouco da historia dos meus antepassados. Sou neta de Carlos Alberto Rocheteau de S. Vicente ainda que não tenha o apelido Rocheteau já que meu pai era filho de "fora" do casamento. <br />Quando o reconhecimento paternal estava para sair o meu avô faleceu, infelizmente. <br />Mas ele sempre tratou a mim e aos meus irmãos como netos. 

De Carla Rocheteau a 22.05.2015 às 14:34

Agradeço a sua publicação, É sempre bom conhecermos a nossa descendência. <br />Sou Carla Rocheteau, neta de João e Ruth, filha de Anselmo e sobrinha de José Pedro e não João. <br />Nasci em 1981 e tenho um filho, Afonso Rocheteau e Frias, nascido em 2012.<br />Obrigada.<br /><br /><br /><br /><br /> 

De kathleen Rocheteau Gomes Coutinho a 22.06.2015 às 13:47

Muito obrigada por permitir que tenhamos acesso a parte da nossa historia. Eu sou Kathleen ROCHETEAU Gomes Coutinho filha de Hortência Elizabeth de Brito e Silva ROCHETEAU Gomes Coutinho e Carlos Augusto Gomes Coutinho, Neta de Eduardo da Ascensão ROCHETEAU Gomes (1937-2004), filho de Eurídice Julieta BRIGHAM ROCHETEAU (1912-1984 e Filha de Armando Rocheteau e Julieta Brigham) e José Manuel Gomes (1910-1977). <br />Para mais infos. tem este site também: http://www.barrosbrito.com/489.html <br />Meu email é Kathyunb@gmail.com

De Maria Delfina Rocheteau a 16.01.2016 às 13:31


Obrigada pela partilha de informações sobre a minha família.
Sou Maria Delfina do Quental Mendes Rocheteau, neta de Estela e Armando Rocheteau, filha de Guilherme dos Reis Rocheteau e Estrela Barbosa do Quental Mendes Rocheteau que para além de mim tiveram mais dois filhos Maria da Luz e Armando Clarence. Crescemos em Moçambique e viemos viver para Portugal em 1979. Os meus pais e irmãos faleceram já.

De Ana Luisa Rocheteau Antonelli Leça a 11.12.2016 às 02:51


** CHARLOTTE, a primeira filha de Charles Rocheteau, nascida na Ilha Brava, foi casada com Manuel Caetano Nunes Lessa e teve três filhos: João Lessa, Maria da Luz e Lucília.

 

* João Lessa casou com Raquel Serquim e teve um filho, Renato. 


Sou neta de Renato, que veio para o Brasil e casou-se com Francisca Galão e tiveram três filhos: Renato, Ricardo e Ana Paula.


Renato casou-se com Simone e tiveram três filhas: Ana Luisa, Renata e Beatriz. Renato depois casou-se com Renata B. e teve um filho: Guilherme. 


Ricardo casou-se com Carla e tiveram três filhos: Fernando, Isabela e Bruno.


Ana Paula casou-se com Ricardo A. e tiveram dois filhos: Gabriel e Lucca.


Obrigada por compartilhar os caminhos que a família percorreu!

Abraço

Ana.

De Maria da Luz M. da Cruz Lima a 02.01.2017 às 20:35

Começo gentilmente a agradecer-lhe por me ter dado a conhecer parte do principio da minha existência. 
Tenho 61 anos e um filho Ruben P. da Cruz Lima Vaz de 23 anos. 
O meu avô João Evangelista Alcântara Monteiro, mais conhecido por Joãozinho Rocheteau, em S. Vicente e Paúl, onde foi educado pelos os tios paternos, Adérito, Hermínia e Anita, no qual tive o privilégio de os conhecer muito bem em 1978. O meu avô, João Evangelista Alcântara Monteiro, era filho do Sr º Carlos Alberto, que também conheci quando ainda jovem e conheci pelo nome de Sr º Rocheteau. Conheci também o meu tio avô Argo André, a sua mulher dona Lucília e os Filhos. 
Portanto, sou bisneta de Carlos Alberto, pai do meu avô (Joãozinho Rocheteau) por sua vez pai da minha mãe, Rosa Isabel Aleixo Monteiro. E tenho mais 7 irmãos.
Obs: O meu avô nunca teve sobrenome do pai, no papel, porque era filho fora do casamento. Na época os filhos fora do casamento eram registados como filhos de pai desconhecido. O meu avô só não teve nome do pai no papel, porque teve o sobrenome Rocheteau a vida inteira.

De Isabella Aleixo a 12.06.2018 às 05:21

Olá Maria da Luz,gostaria de entrar em contato com você já que procuro parentes mais próximos meus,meu nome é Isabella Aleixo,neta de João Isabel Aleixo e Bisneta de Rosa Isabel Aleixo Monteiro. Por favor,contate-me pelo meu email:bellaaleixxo@hormail.com 
Grata!

De Brito-Semedo a 18.06.2018 às 01:17

Boa-noite. Olhe aqui em baixo a msn que lhe é dirigida:
Olá Maria da Luz, gostaria de entrar em contato com você já que procuro parentes mais próximos meus, meu nome é Isabella Aleixo, neta de João Isabel Aleixo e Bisneta de Rosa Isabel Aleixo Monteiro. Por favor, contate-me pelo meu email: bellaaleixxo@hotmail ...

De Antonio Pedro Monteiro Rocheteau a 03.12.2017 às 16:39

adorei o artigo sobre os meus antepassados  eu so tem 10 anos  e vivo e nasci em Cabo Verde em  palmarejo e queria dizer eu nao sabia que os meus antepassados tinham tanta historia

De Antonio Pedro Monteiro Rocheteau a 05.12.2019 às 15:16

 sim  Antonio do passado a tua familia tem tanta historia kkkkk

De António Rochetau a 30.10.2021 às 17:57

Haaha ainda tem mais viu, espera só conhece-la 👀

De Antonio Pedro Monteiro Rocheteau a 03.12.2017 às 16:55

Para mim isto foi uma grande expriencia tudo isso e quero agradecer a senhora que  fez este  artigo foi muito simpatica e espero que um dia possa ser como o meu quadriz avo  muito trabalhador , e um dia espero  ir a  França   au revoir

De António Rochetau a 30.10.2021 às 17:58

Au revoir my boy see you in France and Uk

De António Pedro Monteiro Rocheteau a 19.11.2023 às 16:07

hahaha, no way that I kept updating myself on this article btw your french needs work and your spanish is un poquito mejor 

De Anónimo a 06.02.2018 às 18:54

I am Stacy Gomes the Great-granddaughter of Raul (son of Delphina).  My great-grandfather came to the US and married Clara Rocheteau daughter of Joseph William Rocheteau.  Supposedly my great-grandparents were cousins but we do not know where Joseph W. Rocheteau fits into the narrative above regarding the Rocheteau family history.

Comentar post

Pág. 1/2

Esquecer!? Ninguém esquece…
Suspende fragmentos na câmara escura, que se revelam à luz da lembrança...

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Jornalista e Poeta Eugénio Tavares

Comunidade

Powered by