Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Morreu Péricles Duarte (Teck)

Brito-Semedo, 28 Jul 13

 

Péricles Augusto Benrós Melo Duarte (Teck)

 

S. Vicente, 20.Março.1954 - 27.Julho.2013

 

 

Habituado desde o berço a assistir às serenatas e tocatinas de seu pai com outros músicos, Péricles foi para Portugal aos 13 anos, onde desenvolveu o gosto por tocar violão e piano a par dos estudos de liceu.


Quando entrou para a Faculdade de Arquitectura, fez também estudos de Flauta e Educação Musical, no Conservatório Nacional. Nessa altura formou a sua primeira banda e à posteriori o Quarteto Tam-Tam. É nesta fase que o músico experimenta a Viola Baixo, o Órgão e inicía o contacto com os Saxofones. Em seguida forma a Banda Kolá, em Cabo Verde, com a qual gravou três discos.


De novo em Portugal, participou na Banda Black Power e na formação dos Blush, ambos com discos gravados com a sua participação. Depois da Pós-Graduação em Arquitectura Tropical, actuou com bandas, orquestras e a solo, em digressões por todos os países da Europa e alguns do Extremo Onente e África. Tem também experiência como docente em diversas áreas, nomeadamente na Educação Musical.

 

 Teck e Luís Morais na Aula Magna, Univ.Lisboa, 1996. Foto Jorge Martins

 

ACOMPANHAMENTO DE ARTISTAS

 

Acompanhou António Variações, Duo Ouro Negro, Miryam Makeba, Elba Ramalho e Dulce Pontes, entre outros. Acompanhou também artistas e grupos caboverdianos conhecidos, tais como Ildo Lobo, Titina, Celina Pereira, Dany Silva, Gardénia Benrós, Lura, Tito Parts e Cesária Évora.

 

DISCOS

 

Durante uma temporada em Macau, participou num projecto apoiado por várias entidades, nomeadamente o Gabinete do Secretário Adjunto para a Comunicação, Turismo e Cultura de Macau, o Leal Senado de Macau e a Fundação Oriente, que resultou num CD intitulado "Macau 99, TOGETHER FOREVER", editado em Macau, Hong Kong e Portugal.


PértclesDuarte trabalhou também na produção musical, arranjos e orquestração. Além dos já referidos tem cerca de 40 participações em discos gravados, nas árias da produção e interpretação, acompanhando diversos artistas

 

Fonte: 1000agresperprof.blogspot.com

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

13 comentários

De Djack a 29.07.2013 às 21:28

Um grande abraço para ti. Carlos.

Frequentei a tua casa nos tempos de diazá e jantei lá duas ou três vezes. Lembro-a como se fosse hoje. E ainda conservo uma foto com o quarteto familiar na Baía das Gatas.

mindelosempre@gmail.com

Saudosos Naldinho e Katy.
Djack

Comentar post

Esquecer!? Ninguém esquece…
Suspende fragmentos na câmara escura, que se revelam à luz da lembrança...

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Jornalista e Poeta Eugénio Tavares

Comunidade

Powered by