Recomendações de consulta
Assuntos culturais
Bibliotecas Virtuais
Blogues Parceiros
Documentários
Instituições Ensino Superior
Para mais consulta
Esquina do tempo por Brito-Semedo © 2010 - 2015 ♦ Design de Teresa Alves
Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Magazine Cultural a divulgar Cabo Verde desde 2010
Brito-Semedo, 28 Jul 13
Vi imagens e li notícias sobre um «festival da cavala» em S. Vicente. A imaginação, o espírito inventivo e a capacidade organizativa foram suficientes para mobilizar um mar de gente num empreendimento útil, agregador, agradável e cívico.
Tenho acompanhado nos últimos anos outras iniciativas como o carnaval, o Mindelact, o festival da Baía, entre outras, todas marcados pelo sucesso, pela capacidade de mobilização de pessoas, sobretudo, jovens, pela criatividade e pela participação, no geral, muito elevada, alegre e exemplar no que toca ao civismo.
Um povo capaz de se mobilizar destarte pelo teatro, que se destaca no desporto, na dança e na música, que tem um modo especial no acolhimento e integração de gente vinda de outros cantos do país ou do estrangeiro, uma ilha que gerou Cesária e Bana, Nhô Roque e João Vário, que mostra uma grande capacidade de vencer desafios, de organizar eventos com sofisticação, sentido da «surpresa» e do «espanto», uma ilha de paixão e de permutas muitas, seguramente que também a tem para ter êxito na economia, no turismo, na promoção de serviços e na indústria, para, enfim, encetar caminhos de desenvolvimento económico e social susceptíveis de apontar para melhoria substancial da qualidade de vida material e do bem-estar de seus habitantes.
Não tenho dúvidas de que a ilha bem cabo-verdiana de S. Vicente, os mindelenses, com determinação, lucidez estratégica, espírito de conquista e de inovação e de procura dos entendimentos necessários entre os poderes, encontrarão num futuro não muito distante os trilhos do progresso alargado e inclusivo, vencendo igualmente um estereótipo vigente ainda em certos segmentos da nossa população (não só…) e do seu imaginário.
- Jorge Carlos Fonseca, no Perfil do FaceBook
Praia, 28.Julho.2013
Esquecer!? Ninguém esquece…
Suspende fragmentos na câmara escura, que se revelam à luz da lembrança...
Olá Brito Semedo. Também apresento m/condolências ...
Bom dia,Apraz-me realçar que li, atentamente, o te...
Boa-noite. Que eu saiba, as crónicas do Nhô Djunga...
Braça
Djack