Recomendações de consulta
Assuntos culturais
Bibliotecas Virtuais
Blogues Parceiros
Documentários
Instituições Ensino Superior
Para mais consulta
Esquina do tempo por Brito-Semedo © 2010 - 2015 ♦ Design de Teresa Alves
Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Magazine Cultural a divulgar Cabo Verde desde 2010
Brito-Semedo, 2 Ago 13
- Para o Amigo Morgadinho, um Criôl na França
Situada na Rua da Praia, no 1.º andar do emblemático edifício da Sede do Mindelense, a Casa da Morna, do músico Tito Paris, foi ontem pré-aberta (a inauguração oficial será só no dia 14 de Agosto) e apresentada aos músicos e amigos sanvicentinos, que responderam massivamente, lotando por completo o espaço.
A Casa da Morna, uma iniciativa bem-sucedida, inaugurada em 2004 e que fez sucesso nas noites lisboetas até bem pouco tempo, renasce agora em Mindelo para trazer mais vida à cidade, enriquecer e prestigiar as noites da música cabo-verdiana.
O espaço amplo, voltado para a Baía do Porto Grande e para o Monte Cara, cativa logo à entrada com a letra da morna “Noite de Mindelo”, de B-Léza, escrita em crioulo, inglês, francês e português, mostrando a dimensão internacional da música crioula, e encanta pela decoração sóbria e de bom gosto com base em motivos musicais.
Lá dentro, as cadeiras trazem no forro das costas os nomes dos mestres da música de Cabo Verde, dos mais antigos aos mais actuais, um tributo aos fazedores da nossa música, ou os temas cantados por Tito Paris. Coube-me uma mesa cujas cadeiras eram um tributo a Frank Mimita, Diva Barros, Dany Mariano e Norberto Tavares. Ao Morgadinho, negociou-se a sua cadeira na mesa aonde se foi sentar.
Na parede do fundo destaca-se a preto a pintura estilizada de Tito Paris, o eterno mocin do Mindelo de voz rouca, que dá continuidade à tradição musical da família, do Mestre Paris, seu avô, e do Knick d' Bia, seu pai.
A banda da noite, constituída por um elenco de luxo integrado pelo próprio Tito Paris, Bau, Naiss Paris, Djassa, Djoiss, Micau, Tchenta e Renato, fez as honras da casa e acompanhou uma plêiade de cantores e intérpretes dos mais renomeados da ilha, tais como Tito Paris, Morgadinho, Jenifer Soledad, Manecas Matos, Jorge Sousa, Nha Kapa, Gabriela Mendes, Diva Barros e Armando Pitanga.
As imagens captadas, a serem publicadas posteriormente, dão uma ideia de como foi a noite da pré-abertura da Casa da Morna, que já anunciou a sua programação para o mês de Agosto: Diva Barros, Tito Paris, Titina, Mirri Lobo e muitos mais.
A Esquina do Tempo augura os maiores sucessos e longa vida ao Tito Paris e à Casa da Morna.
Mindelo, 01.Agosto.2013
Esquecer!? Ninguém esquece…
Suspende fragmentos na câmara escura, que se revelam à luz da lembrança...
Conheci o avô em São Vicente e fico feliz por se t...
Sou neta do Manuel Joaquim Andrade, dono deste bar...
Muitas vezes e cada vez mais, meditando nos Evange...