Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Golfistas e Tenistas dos Anos 30 e 50

Brito-Semedo, 2 Ago 13

 

1. Conheci nas minhas relações profissionais a Tatiana Cabral, bióloga a estagiar no Instituto Nacional para o Desenvolvimento das Pescas (INDP), recém-regressada do Canadá onde vivia com os pais que emigraram para esse país quando era ainda criança. Achando curioso esse regresso às origens, fiquei mais admirado ainda quando soube que a Tatiana era neta do Sr. Anacleto Cabral, o Nhô Niclet da Padaria Central!

 

O resultado dessa aproximação foi ter recebido ontem duas fotos do Sr. Anacleto Cabral. Uma, imediatamente colocada no post Pon d’ Trança d’ Niclet, e outra, de um grupo de jogadores de ténis no Clube Castilho, encaminhada ao amigo Valdemar Pereira, uma memória viva de SonCent a residir em França, como se atesta pelas informações prestadas, para ajudar na sua identificação.

 

2. Na volta do correio, não só veio a identificação da data da foto (finais dos anos 50), a circunstância em que foi tirada (uma partida de ténis entre o Castilho e uma equipa de Bissau) bem como a legenda e algumas notas de curiosidade. Como fashôn (bónus), a Esquina do Tempo recebeu ainda uma outra preciosidade, uma foto de 1932, dos golfistas do Castilho e a identificação completa.

 

Bem hajam Tatiana Cabral, neta de Nhô Niclet, e Valdemar Pereira, filho de Nhô Hermínio do Telégrafo e obrigado pela partilha.

  

Golfistas.jpeg

Ano de 1932 -  De pé (esq. para dir.): João da Mata Costa (Damatinha) XX, Alberto Coutinho, Hermínio Pereira, José Figueira, Cequeira, Manuel Vicente Rodrigues, Antonio Rodrigues (Toi Lulu) João Tolentino, José Diaas XX Carlos Fernandes, Picarone. Agachados (esq. para dir.): António Faustino, Serge de Nho Mané Beta, José Pereira, Antonim Santiago, Antonim Costa e XX
  

Ténis.jpeg

Anos 50 (finais). De pé (esq. para dir.): Anacleto, Blá, Armando Silva (de Nha MariPenha), Jorge Sinais, XX, Armando de Laura, XX e Nuna Oliveira. Agachados (esq. para dir.): Didi de Farmácia, Marcolino "Naraus", Ernesto Medina e Waldmar Oliveira.

___________ 

 

a) - Armando (da Rua de Côco) e Jorge Sinais (da Praia) foram jogadores da Académica do Mindelo e foram depois para a Guiné;
b) - Armando de Laura tinha um irmão negociante de bordo que se chamava Jom de Laura e era meio-irmão do Dr. Adriano Duarte Silva por um lado e, por outro, Raúl, Leça, Néné e Djindja Ribeiro, estes últimos (Industriais dos Tabacos, Sabões, Imprensa e Água de Vascónia) eram os célebres que constituíam (com outros) as Forças Vivas que mexiam até com o Governo;
c) - Nuna era irmão de Tchitcha que foi grande tenista do Castilho e formava uma temível dupla com Néné de Nh'Onton;

d) - Marcolino "Naraus" era irmão do Deiza. Emigrou para a Holanda e veio a morrer à bordo dum barco holandês;

e) - Waldmar era filho do Nuna e cunhado de Amilcar Cabral.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

1 comentário

De Luiz Silva a 02.08.2013 às 19:05

Quanto a fotografia do golf duvido que a data de 1932 esteja certa. Nos anos trinta havia varias equipas de criket em São Vicente mas o Club de Golf   nasce mais tarde e se afirma verdadeiramente nos anos quarenta. Conheci a maior parte destes golfistas tendo jogado principalmente com o pai do Valdemar Pereira, que era ambidextro podendo jogar com os paus destinados aos jogadores direitos como esquerdos como acontecia comigo. O Senhor Herminio Pereira teve ainda uma funçao muito especial devido a falta de raquetes e paus golf : ele sabia cordear os raquetes e reparar os paus de golf . Assim quase todos os golfistas e tenistas beneficiaram das suas competências e o seu nome deve ficar ligado à historia do golf e do nténis e também do futebol pois jogou no Club Derby.

Na fotografia dos tenistas, em baixo ao lado do Didi de Farmacia, deve ser o Marcolino, apanhador de bolas e que se tornou o maior tenista de Cabo Verde, tendo vencido o Valdemar filho do Nuna numa final no Ténis  Mindelo. O Marcolino "Naraus" , irmao do DEiza, emigrou para a Holanda e veio a morrer à bordo dum barco holandez.

Luiz Silva - Paris

Comentar:

De
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.
Comentário
Máximo de 4300 caracteres

O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Esquecer!? Ninguém esquece…
Suspende fragmentos na câmara escura, que se revelam à luz da lembrança...

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Jornalista e Poeta Eugénio Tavares

Comunidade

  • Anónimo

    Vénias minhas.

  • Anónimo

    Fico agradecido com a sua resposta.Estamos no exer...

  • Brito-Semedo

    Estimado Domingos Andrade,Muito obrigado por se te...

subscrever feeds

Powered by