Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

'Os Flagelados do Vento Leste'

Brito-Semedo, 21 Dez 10

 

Filme.jpeg

A pobreza exaustiva da Ilha de Santo Antão em Cabo Verde, escrita por um caboverdiano. Manuel Lopes detalha inexoravelmente os caprichos hostis do clima e do solo e os sofrimentos, incertezas, infrutíferas migrações em busca de água, e morte dos habitantes de Santo Antão. Tal como as personagens, o leitor se torna obsecado com as incansáveis mudanças do clima e da paisagem, símbolos de esperança, ou mais certamente de um incessante desespero. Há um escassa caracterização de José da Cruz, protagonista, e das pessoas que o circundam. É como se as interações pessoais fossem um luxo em meio de tão dominante miséria. (Aqui)

 

FICHA TÉCNICA:

Duração: 100 m

Realização: António Faria

Autoria: Manuel Lopes

Origem: Portugal – 1987

Com: Adriano Gonçalves Bana, Albertino dos Reis, Arciolinda Almeida, Arlindo Évora Lima, Carlos Alhinho, Carlos Cruz Reis, Conceição Lopes, Daniel Sone Medina, David Leite, Eliana Lima, Elizabeth Matos 

____________

 

Flagelados.jpeg

“Agosto chegou ao fim. Setembro entrou feio, seco de águas; o sol peneirando chispas num céu cor de cinza; a luminosidade tão intensa que trespassava as montanhas, descoloria-as, fundia-as na atmosfera espessa e vibrante. Os homens espiavam, de cabeça erguida, interrogavam-se em silêncio. Com ansiedade jogavam os seus pensamentos, como pedras das fundas, para o alto. Nem um fiapo de nuvem pairava nos espaços. Não se enxergava um único sinal, desses indícios que os velhos sabem ver apontando o dedo indicador, o braço estendido para o céu, e se revelam aos homens como palavras escritas.”


A história:

Uma ilha inóspita em que a seca atravessa a paisagem, as vidas e as entranhas daqueles que vivem da terra e que olham para o céu que todos os dias é de uma angústia azul. Vidas esmagadas pelas forças da Natureza, homens que procuram a chuva em fiapos de nuvens esquecidas pelo vento.

 

in Livroditera

 

Autor: Manuel Lopes

Editor: Vega Editora
Edição: 1991

Colecção: Palavra Africana

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

4 comentários

De TCHALE a 21.12.2010 às 11:49

Lalela meu amigo! é bom lembrar este filme, mas a minha critica não pode ser boa. O filme em termos estéticos é uma miséria. São tantos os erros de filmagem etc etc que podia escrever uma cronica sobre este filme que alcunhamos de "Congelados para não dar Peste"
Fica ao menos para a história do nosso cinema. O romance de Manuel Lopes merecia melhor.

ABRAÇO. 

De Brito-Semedo a 21.12.2010 às 13:59

Caro Amigo, vi o filme há muito e confesso que, na altura, valorizei mais o facto de ser baseado num romance caboverdiano . Tenho de o voltar a ver, agora com olhos mais críticos, pois acho que tens razão na tua apreciação. Obrigado por expressares aqui a tua opinião. Um abraço e votos de um Feliz Natal!

De Ana a 08.04.2020 às 03:34

Alguém poderia me passar o link do filme? Não consigo encontrar em lugar nenhum. 

De amelia sasso a 17.04.2020 às 15:06

Que filme lindo, me deixou muito emocionada

Comentar post

Esquecer!? Ninguém esquece…
Suspende fragmentos na câmara escura, que se revelam à luz da lembrança...

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Jornalista e Poeta Eugénio Tavares

Comunidade

Powered by