Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

 

Apresentação livro OACV 4.jpg

Apresentação livro OACV 5.jpg

 

  

A elaboração de uma história quer da literatura, ou de uma qualquer profissão, é um trabalho de fôlego que exige o esforço e a contribuição de uma equipa multidisciplinar com pesquisa aturada, sobretudo das fontes primárias.

 

Para a elaboração deste Breve Historial tivemos que contornar os factores externos adversos: (i) o tempo – Março a Julho (meses da pandemia da covid-19) para ser escrito e entregue à editora de modo a estar pronto para ser apresentado hoje, 4 de Dezembro, para, assim, assinalar o 20º aniversário da OACV; e (ii) a indisponibilidade em aceder aos arquivos dos Tribunais na Praia ou em São Vicente. De referir que existe no Arquivo Histórico Nacional um Fundo dos Documentos dos Tribunais (Praia e Ribeira Grande) de três mil e tal caixas, o seu maior fundo documental, praticamente virgem, já organizado mas faltando ser digitalizado e catalogado. Do Tribunal da Praia, sede da Comarca de Sotavento, um vasto acervo, compreendendo documentos que datam de 1726 a 1965, e do Tribunal da Ribeira Grande (Santo Antão), sede da Comarca de Barlavento, documentos que datam de 1777 a 1957. Datas posteriores podem ser consultadas nas Secretarias dos Tribunais de São Vicente e da Praia.

 

O desafio, portanto, foi fazer um trabalho (possível) de recuperação de parte da memória colectiva seguindo os princípios do rigor e da pertinência e ser apresentado numa linguagem leve e apetecível para um público que não fosse apenas da área jurídica ou da advocacia. Esperamos ter conseguido. Da minha parte, orgulho-me do resultado conseguido.

 

O repto agora é, a partir do que aqui foi feito e com as pistas nele deixadas, fazer-se um trabalho aprofundado cruzando olhares outros de especialistas das áreas das ciências sociais e humanas, ciências históricas e jurídicas.

 

Diferentemente do trabalho realizado em 2018, a convite da Ordem dos Médicos Cabo-verdianos, que começou por ser um trabalho apresentado no seu Ciclo de Conferências para assinalar o XX aniversário da OMC e, na sequência, publicado em livro, este trabalho deu-me particular gozo pelo desafio e, sobretudo por me ter proporcionado revisitar as memórias “Nas Barras do Tribunal” com os julgamentos marcantes e os textos literários das vivências dos meus escritores preferidos, Baltasar Lopes e Germano Almeida.

 

Enquanto autor, quero agradecer o desafio e a confiança da Ordem dos Advogados, nas pessoas dos seus Bastonários Dra. Sofia Oliveira Lima e Dr. Hernâni Santos, e a pronta colaboração, do primeiro ao último Bastonário, nas entrevistas, cedência dos seus discursos de tomada de posse e currículos profissionais. Um bem-haja a todos!

 

Os meus agradecimentos aos apresentadores da obra, Dra. Sofia Oliveira Lima, antiga Bastonária, e Doutor Daniel Medina, Presidente da Academia Cabo-verdiana de Letras, pelas suas leituras e apreciações feitas.

 

À Livraria Pedro Cardoso, as mais vivas e penhoradas felicitações por ter produzido este livro como um objecto cultural muito bonito, que nos honra a todos.

 

Ler aqui a matéria que saiu no jornal Expresso das Ilhas.

 

Manuel Brito-Semedo

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

2 comentários

De Pedro Neves a 14.12.2020 às 13:51


Caro Brito Semedo,
Um lembrete final, de que a nossa plataforma de Blogs em Cabo Verde irá encerrar no próximo dia 31, tal como explicamos aqui:

https://ajudacv.blogs.sapo.cv/encerramento-do-sapo-blogs-cabo-verde-3667
Se precisar da nossa ajuda para mudar o seu blog para o SAPO Blogs Portugal ou exportar os seus conteúdos, contacte-nos, por favor, pelo sapoblogs@sapo.pt, o mais rapidamente possível. Recomendamos comunicar aos seus visitantes a mudança do blog antes do encerramento da plataforma, uma vez que depois de dia 31, não será mais possível editar o blog.

De Pedro Neves a 17.12.2020 às 10:21


Caro Professor,
A equipa já realizou a transferência do seu blog para o SAPO Blogs Portugal, em https://blogs.sapo.pt - a partir de agora, precisa de se autenticar aí, para editar e atualizar o seu blog, que também passa a ter endereço brito-semedo.blogs.sapo.pt

Em caso de dúvida ou dificuldade, contacte-nos em sapoblogs@sapo.pt
Boa continuação!

Comentar post

Esquecer!? Ninguém esquece…
Suspende fragmentos na câmara escura, que se revelam à luz da lembrança...

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Jornalista e Poeta Eugénio Tavares

Comunidade

  • Pedro Neves

    Caro Professor,A equipa já realizou a transferênci...

  • Pedro Neves

    Caro Professor,só vi a sua resposta ao meu comentá...

  • Pedro Neves

    Caro Brito Semedo,Um lembrete final, de que a noss...

Powered by