Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Bolhas de Sabão Científicas

Brito-Semedo, 17 Set 25

 

download.jpeg

 

 

Cabo Verde celebra a ciência com semanas temáticas e discursos inflamados. Mas quando o pano cai, o que sobra? Bolhas de sabão: coloridas, cintilantes, prontas a rebentar ao menor sopro de realidade.

 

Chamam-se “Prize for Girls in ICT”, “Scientific Excellence Awards” ou outra invenção com selo estrangeiro. Soa moderno, dá manchete fácil. Mas é só deslumbramento de vitrina: importa-se o nome, exporta-se a fotografia, e o essencial fica por fazer.

 

É sempre o mesmo guião: prémios a trabalhos já concluídos, cheques simbólicos, selfies em catadupa. No fundo, fotografia farta, ciência magra.

 

Premiar depois é cómodo; financiar antes é difícil. Só que ciência não se faz de palcos, mas de chão firme. Não se alimenta de slogans, mas de tempo, erro e continuidade.

 

Enquanto gastarmos energia a inventar programas pomposos em vez de criar condições reais, continuaremos a importar soluções e a exportar cérebros. Do sabão ao saber vai longa distância, mas é aí que se decide o futuro do país.

 

Bolha rebentada. Alvo atingido.

 

 

N.A. – Esta crónica faz parte da série Alfinetadas, onde se afinam ideias, se questionam anúncios e se convoca o bom senso, mesmo quando há confettis no ar.

 

P.S. – Este é o post nº 2.390.

 

 

Manuel Brito-Semedo

 

  

Autoria e outros dados (tags, etc)

Esquecer!? Ninguém esquece…
Suspende fragmentos na câmara escura, que se revelam à luz da lembrança...

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Jornalista e Poeta Eugénio Tavares

Comunidade

  • Afonso

    Viva Susana, não não é este Valdemar Pereira, eu f...

  • Brito-Semedo

    Corrigido no texto. Grato pela correção. Abraço.

  • Anónimo

    Ele nasceu em 1824.

  • Brito-Semedo

    Grato pela partilha destas informações que enrique...

  • Loandro Lima

    Devido à oportunidade de realizar pesquisas sobre ...

Powered by