Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

 

Avião I Guerra.jpg

 

 

Esta é a história do capitão Luís Gonzaga, galardoado com a Ordem militar da Torre e Espada por actos de bravura nas trincheiras da I Guerra Mundial.

 

 

In “Diário de Notícias”, 26.Novembro.2018

 

 

"Roberto Leal Monteiro é, pela mãe, Maria Eulália, falecida há pouco, com 106 anos, filho da ilha de Luanda, o lugar agregador da angolanidade. A avó nascera na ilha do Cabo, o "banco" do Reino do Congo (dos bacongos), pois produzia as conchas zimbo, que durante séculos serviram de moeda de troca e convivência com os povos do reino de Ngola (dos ambundos). Do lado paterno, o general Ngongo descende de cabo-verdianos. O seu pai, Jaime Ramos Monteiro, na década de 1960, o não branco com o posto mais importante no tempo colonial, diretor da Fazenda, era filho de uma cabo-verdiana. A avó Rosa Ramos Monteiro, quando embarcou no Mindelo para Luanda, deixou nas ilhas o filho de um primeiro casamento, Luís Gonzaga.

 

 

Luiz Gonzaga.jpg

 

O capitão Luís Gonzaga, negro e dândi, de monóculo com cordão de ouro pendendo da orelha, foi galardoado com a Ordem militar da Torre e Espada por atos de bravura nas trincheiras da I Guerra Mundial. Na altura, o capitão mais jovem do Exército entrou na Aviação, na Esquadrilha Mista de Treino e Depósito. Em 27 de outubro de 1921, aterraram em Tancos dois aviões Caudron G III (há uma réplica no Museu do Ar, em Sintra) e pilotando um dos aviões ia o capitão Gonzaga. No dia seguinte, despenhou-se nas cerimónias daquela unidade, precursora da Força Aérea Portuguesa."

 

In “Diário de Notícias”, 26.Novembro.2018

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Esquecer!? Ninguém esquece…
Suspende fragmentos na câmara escura, que se revelam à luz da lembrança...

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Jornalista e Poeta Eugénio Tavares

Comunidade

  • Garcia Baxe

    Chamo-me Garcia Baxe “Kekas Baxe”, bailarino e cor...

  • Anónimo

    Se Simão nasceu em 1842, e o naufrágio foi em 1853...

  • Joelson Leal

    Sr. Brito, o senhor sabe quem escreveu a música "R...

Powered by