Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

 

Baltasar Lopes.jpeg

Legenda da Foto: Praça Dr. Baltasar Lopes da Silva, Ribeira Brava - São Nicolau

 

 

 

O Dia Mundial do Livro é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de Abril, "para celebrar o livro, incentivar a leitura, homenagear autores e refletir sobre seus direitos legais. Essa data foi escolhida em tributo aos escritores Inca Garcilaso de la Veja, Miguel de Cervantes e William Shakespeare, que morreram em 23 de Abril de 1616." Esses escritores são autores de obras como História geral do Peru, Dom Quixote e Romeu e Julieta.

 

Em Catalunha, a 23 de Abril, dia de São Jorge, uma rosa é oferecida a quem comprar um livro. Mais recentemente, a troca de uma rosa por um livro tornou-se uma tradição em vários países do mundo.

 

23 de Abril é igualmente data de nascimento do escritor e professor Baltasar Lopes da Silva, cuja data foi instituída pelo Decreto n.º 25/90, de 21 de Abril, como o Dia do Professor Cabo-verdiano, com a finalidade de se dignificar a função docente e de se estimular a reflexão sobre o ensino e a educação.

 

Assinala-se no próximo dia 23 de Abril os 115 anos de Baltasar Lopes da Silva, o escritor, romancista, contista, poeta, filólogo, ensaísta, advogado – “um homem arquipélago na linha de todas as batalhas” – e patrono do Dia do Professor Cabo-verdiano.

 

Baltasar Lopes, enquanto intelectual e fundador da moderna literatura cabo-verdiana, deu um contributo extraordinário para uma melhor compreensão das ilhas e suas gentes. Raras vezes tantos dotes se conjugaram num homem só, capacitando-o para produzir uma obra de mérito tão diversificada. As próprias circunstâncias e a sua necessidade de intervenção social forçaram-no a desdobrar-se em pedagogo, advogado, filólogo e escritor – cada aspecto enriquecendo o outro.

 

Manuel Brito-Semedo

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Comentar:

De
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.
Comentário
Máximo de 4300 caracteres

O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Esquecer!? Ninguém esquece…
Suspende fragmentos na câmara escura, que se revelam à luz da lembrança...

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Jornalista e Poeta Eugénio Tavares

Comunidade

  • Pecas0093@gmail.com

    Muitas vezes e cada vez mais, meditando nos Evange...

  • Pedro lima

    O senhor pastor Sanca Gomes viveu uma vida sempre...

  • Pedro lima

    Passando aqui pela «Esquina do Tempo» e lendo esta...

subscrever feeds

Powered by