Recomendações de consulta
Assuntos culturais
Bibliotecas Virtuais
Blogues Parceiros
Documentários
Instituições Ensino Superior
Para mais consulta
Esquina do tempo por Brito-Semedo © 2010 - 2015 ♦ Design de Teresa Alves
Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Magazine Cultural a divulgar Cabo Verde desde 2010
Brito-Semedo, 23 Abr 22
Legenda da Foto: Praça Dr. Baltasar Lopes da Silva, Ribeira Brava - São Nicolau
O Dia Mundial do Livro é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de Abril, "para celebrar o livro, incentivar a leitura, homenagear autores e refletir sobre seus direitos legais. Essa data foi escolhida em tributo aos escritores Inca Garcilaso de la Veja, Miguel de Cervantes e William Shakespeare, que morreram em 23 de Abril de 1616." Esses escritores são autores de obras como História geral do Peru, Dom Quixote e Romeu e Julieta.
Em Catalunha, a 23 de Abril, dia de São Jorge, uma rosa é oferecida a quem comprar um livro. Mais recentemente, a troca de uma rosa por um livro tornou-se uma tradição em vários países do mundo.
23 de Abril é igualmente data de nascimento do escritor e professor Baltasar Lopes da Silva, cuja data foi instituída pelo Decreto n.º 25/90, de 21 de Abril, como o Dia do Professor Cabo-verdiano, com a finalidade de se dignificar a função docente e de se estimular a reflexão sobre o ensino e a educação.
Assinala-se no próximo dia 23 de Abril os 115 anos de Baltasar Lopes da Silva, o escritor, romancista, contista, poeta, filólogo, ensaísta, advogado – “um homem arquipélago na linha de todas as batalhas” – e patrono do Dia do Professor Cabo-verdiano.
Baltasar Lopes, enquanto intelectual e fundador da moderna literatura cabo-verdiana, deu um contributo extraordinário para uma melhor compreensão das ilhas e suas gentes. Raras vezes tantos dotes se conjugaram num homem só, capacitando-o para produzir uma obra de mérito tão diversificada. As próprias circunstâncias e a sua necessidade de intervenção social forçaram-no a desdobrar-se em pedagogo, advogado, filólogo e escritor – cada aspecto enriquecendo o outro.
– Manuel Brito-Semedo
Esquecer!? Ninguém esquece…
Suspende fragmentos na câmara escura, que se revelam à luz da lembrança...
Muitas vezes e cada vez mais, meditando nos Evange...
O senhor pastor Sanca Gomes viveu uma vida sempre...
Passando aqui pela «Esquina do Tempo» e lendo esta...