Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

 

Eugénio Tavares, Pintura de David Levy, 2017.jpeg

Pintura de David Levy, 2017

 

Assinalou-se, ontem, 18 de Outubro, o aniversário de Eugénio de Paula Tavares, na verdade, os 155 anos desse grande homem da Cultura que foi jornalista, poeta, dramaturgo, letrista de mornas e grande defensor da cabo-verdianidade desaparecido há noventa e dois anos.

 

Desde 2005 o dia 18 de Outubro é celebrado em Cabo Verde como o Dia Nacional da Cultura e das Comunidades.

 

Neste ano, como vem acontecendo de há uns tempos a esta parte, o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, através das suas estruturas – Arquivo Histórico Nacional, Biblioteca Nacional, Instituto do Património Cultural, Direção Geral das Artes e das Indústrias Criativas e do Palácio da Cultura Ildo Lobo e Centro Cultural do Mindelo – chamou a si a organização de um programa de celebração. O lema escolhido foi “Cultura para o Futuro” e implementado na Praia e Mindelo e no Tarrafal de Santiago.

 

Algumas Câmaras Municipais das outras ilhas tiveram o seu programa, cuja vertente musical é sempre a mais expressiva, juntamente com o artesanato. Na ilha do Maio, o mote foi o lançamento do livro de crónicas Falucho, uma embarcação que, na sua ligação com o porto de Pedra Badejo, ilha de Santiago, marcou o desenvolvimento da ilha.

 

O Dia Nacional da Cultura e das Comunidades, assim como muitas outras datas e celebrações de âmbito nacional precisam ser “desgovernamentalizadas” e assumidas pelas câmaras municipais e associações culturais da sociedade civil, havendo para isso, necessidade de as empoderar e as apoiar.

 

Viva o Dia Nacional da Cultura e das Comunidades!

 

– Manuel Brito-Semedo

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Esquecer!? Ninguém esquece…
Suspende fragmentos na câmara escura, que se revelam à luz da lembrança...

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Jornalista e Poeta Eugénio Tavares

Comunidade

Powered by