Recomendações de consulta
Assuntos culturais
Bibliotecas Virtuais
Blogues Parceiros
Documentários
Instituições Ensino Superior
Para mais consulta
Esquina do tempo por Brito-Semedo © 2010 - 2015 ♦ Design de Teresa Alves
Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Magazine Cultural a divulgar Cabo Verde desde 2010
Brito-Semedo, 5 Fev 14
Este edifício, popularmente conhecido por Liceu Velho, é um dos edifícios mais notáveis da cidade do Mindelo pela sua imponente presença Arquitectónica, mas também pelo seu valor patrimonial. Foi uma das primeiras obras públicas realizadas no Mindelo, com início em 1859 com a finalidade de alojar o Quartel ficando coberto em 1870 provisoriamente. Em 1871 foi reservada para a residência do Governador, a parte do quartel que era destinada aos oficias. Nesse ano foram feitas algumas ampliações tendo as obras prolongado por alguns anos.
Em 1873 ficou concluído o rés-do-chão. Estando já pronto nessa altura em frente ao quartel o então chamado largo da parada circundado por muros.
Na década de vinte depois da construção das instalações da tropa no morro branco começou a transformação do quartel tendo em 1921 sido aprovado o orçamento para instalação do Liceu nacional Infante D. Henrique no chamado quartel do Corpo da Polícia e Guarnição.
Pouco tempo depois, no mesmo ano, foi aprovado o projecto de “Transformação do Quartel Antigo e Frontispício do Liceu, a Fim de se Instalar a Estação Postal” e a “Construção de um Andar Sobre o Corpo Central do Mesmo para Repartição Superior dos Correios e Telégrafos “. Estas obras duraram cerca de três anos e meio. Em 1924 a Estação Postal passou para as suas instalações próprias.
A parte do liceu foi ampliada poucos anos depois. Na distribuição de fundos para o ano económico de 1927-28 uma primeira quantia foi destinada para a construção do primeiro andar do Liceu (parte traseira do edifício) tendo as obras sido concluídas em 1932.
No início da década de 50 do século passado a escola foi ampliada através de novas construções do lado Este do edifício principal.
Com a mudança de utilização do edifício o largo da parada, antes fechado ao público, foi aberto e passou a chamar-se Largo do Liceu ou pracinha do Correio, sendo a designação oficial Praça Dr. Duarte Silva.
Em 1937 foi extinto o liceu pelo governo mas nesse mesmo ano o governo foi forçado a reabri-lo desta vez com o nome Liceu Gil Eanes.
Quando o Liceu em 1968 foi transferido para o novo edifício, o prédio começou a funcionar como [Escola Primária João Belo e, depois da independência], Escola [Preparatória] Jorge Barbosa.
Neste momento o edifício pertence á UNICV (Universidade de Cabo Verde) e nele funcionam algumas instituições, a Delegação do Ministério da Educação de S. Vicente e M_EIA (Mindelo Escola Internacional de Arte).
– Vera Marques e Yamila Fernandez
In “Inspecção e Diagnóstico do Liceu Velho”, Centro de Investigação para Desenvolvimento Local e Ordenamento de Território (CIDLOT), Uni-CV, Maio 2010
Esquecer!? Ninguém esquece…
Suspende fragmentos na câmara escura, que se revelam à luz da lembrança...
Olá Brito Semedo. Também apresento m/condolências ...
Bom dia,Apraz-me realçar que li, atentamente, o te...
Boa-noite. Que eu saiba, as crónicas do Nhô Djunga...