Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Teresa Lopes da Silva

Brito-Semedo, 30 Dez 20

 

Teresa Lopes da Silva.jpg

Foto do jornal "A Semana", 1993

 

 

Morreu Teresa Lopes da Silva, cantora da música tradicional de Santo Antão, aos 98 anos. Natural de Ribeira das Patas, Santo Antão, onde nasceu em 1922, tendo falecido onde, dia 19, na cidade do Mindelo.

 

“Depositária de todo um acervo de música tradicional que guardou na memória desde menina, quando ouvia a mãe cantarolar em português canções de tempos remotos, e quando a curiosidade a arrastava para fora de casa e punha-se a observar as festas de casamento ou cerimónias fúnebres”.

 

Teresa Lopes da Silva era viúva do professor e escritor Baltasar Lopes da Silva com quem esteve casada por mais de 50 anos.

 

Em 1993, aos 71 anos, editou o CD Promessas, que prometera ao marido de que um dia gravaria aquelas músicas que ele, ao ouvi-la cantar em casa, dizia ser necessário preservar do esquecimento.

 

O funeral realizou-se hoje à tarde em Mindelo.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

1 comentário

De Pedro lima a 03.05.2022 às 23:02

Passando aqui pela «Esquina do Tempo» e lendo esta noticia ja do passado sobre a morte da Dona Teresa do Doutor Baltazar como era comum os mais velhos a tratarem, lembro-me nos meus tempos de crianca  de ir aos Lagedos visitar uma tia que la vivia e muitas vezes acontecia estar ali de ferias A Dona Teresa, o Dr. Baltazar e Valdemar e o Jimmy que era da minha idade. No boca da noite, naquelas noites de luar encantadoras de Santo Antao, inumeras vezes vi a senhora Dona Teresa tocando o seu violao e cantando mornas de Cabo Verde. O Waldemar acompanhava. Foi das coisas mais deslumbrantes que vi na minha vida. Guardei como recordacao preciosa de infancia. Anos atras lembrava a senhora Celestina, irma dela acerca desse passado memoravel. Afinal, nos temos a memoria do coracao. Dona Teresa ficara para sempre no coracao dos Caboverdianos. mas principalmente no das pessoas ali de Lajedos. Que descanse em paz

Comentar post

Esquecer!? Ninguém esquece…
Suspende fragmentos na câmara escura, que se revelam à luz da lembrança...

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Jornalista e Poeta Eugénio Tavares

Comunidade

  • Garcia Baxe

    Chamo-me Garcia Baxe “Kekas Baxe”, bailarino e cor...

  • Anónimo

    Se Simão nasceu em 1842, e o naufrágio foi em 1853...

  • Joelson Leal

    Sr. Brito, o senhor sabe quem escreveu a música "R...

Powered by