Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

 

Maria Barba.jpg

 

A Ilha da Boa Vista sempre foi terra de cantadeiras, poetas e músicos. Ela é considerada o "berço da morna" e uma terra de cantadeiras-compositoras sendo as mais notáveis, Salibânia e Maria Barba.

 

Salibânia nasceu em Fundo das Figueiras e emigrou para São Vicente numa época de muita fome na ilha da Boavista (1883-1886). Figura memorável de São Vicente dos anos 20 e 30 que ficou no imaginário da população da cidade do Mindelo devido à sua bela voz e pelas suas composições. É cantada na morna “Esse e que Mindelo” de Jotamont, e é personagem no conto Galo Cantou na Baía, do escritor Manuel Lopes, publicado em 1959.

 

Maria Barba ou Maria da Purificação Pinheiro nasceu na Povoação Velha em 1900 e faleceu em Bissau em 1975 para onde emigrara nos inícios de 1940. António Germano Lima considera-a como a expoente máximo da morna e da morabeza da Boavista. É personagem e título de uma morna com o seu nome, cantada em crioulo e em português. É uma das cantadeiras que, em 1934, viajou para o Porto em representação de Cabo Verde na I Exposição Colonial Portuguesa. Do grupo fazia parte, entre outros, Luís Rendall.

 

Manuel Brito-Semedo

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Esquecer!? Ninguém esquece…
Suspende fragmentos na câmara escura, que se revelam à luz da lembrança...

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Jornalista e Poeta Eugénio Tavares

Comunidade

Powered by