Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

 

sal-rei-plaza-372x263.jpg.webp

 

 

Boa Vista e América, dôs pizóde!, afirmou enfaticamente um certo cabrêr, cheio de bazofaria. Basta dizer que o dia 4 de Julho, o dia maior da Boa Vista, dia de Santa Isabel e do Município, é também o dia da independência da América!

 

De recordar que a ilha da Boa Vista, “com uma ponte de atracagem por onde escoa(va)m toneladas e toneladas de sal, a única existente em Cabo Verde até 1840”, teve o seu apogeu económico devido ao comércio do sal e da urzela, com consulados e vice-consulados de uma dezena de países que ali estavam estabelecidos.

 

Igualmente, em 1845, a ilha foi designada para sede do Governo e das principais Autoridades que fugiam ao calor e às febres que assolavam a vila da Praia durante a época das chuvas. É assim que os primeiros Boletins Oficiais foram ali publicados, acompanhando as deambulações do Governo.

 

Boa Vista e América, dôs pizóde! E contra factos não há argumentos.

 

As comemorações em honra ao Dia do Município e da sua padroeira, Nha Santa Isabel, começam no mês de Junho, com a organização de actividades nas áreas Social, Cultural e Desportiva do Concelho e terminam a 4 de Julho com a celebração da tradicional procissão e o almoço popular.

 

Manuel Brito-Semedo

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Esquecer!? Ninguém esquece…
Suspende fragmentos na câmara escura, que se revelam à luz da lembrança...

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Jornalista e Poeta Eugénio Tavares

Comunidade

Powered by