Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

 

Municipio do Sal.jpg

 

O município do Sal foi criado em 1935, quando, devido a um aumento populacional, foi separado do antigo Concelho da Boa Vista. Até 1977, a sede administrativa da ilha foi a Vila de Santa Maria passou para Espargos, situada perto do Aeroporto, que está na origem da sua criação e crescimento.

 

Santa Maria é, hoje, a segunda cidade da ilha, estatuto que adquiriu em 2010 e onde se encontra uma das mais bonitas praias da ilha com cerca de 7 km de extensão.

 

Palmeira é a terceira localidade mais importante, onde existe a maior concentração de edifícios e serviços e o único porto activado na ilha desde os anos 1960, servindo de rodovias de mar com outros ilhas.

 

A partir de 1986, o turismo balnear passou a ser a principal actividade da ilha e muitos hotéis foram construídos no extremo sudoeste da ilha, junto a Santa Maria.

 

O Dia do Município é 15 de Setembro, data que coincide com a celebração da Santa Padroeira, Nossa Senhora das Dores. As festas, de carácter religioso, têm uma forte vertente profana cujo ponto alto costuma ser o Festival da Praia de Santa Maria que, depois de dois anos “silenciado” pela pandemia da covid-19, regressa aos areais da praia de Santa Maria.

 

Manuel Brito-Semedo

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Esquecer!? Ninguém esquece…
Suspende fragmentos na câmara escura, que se revelam à luz da lembrança...

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Jornalista e Poeta Eugénio Tavares

Comunidade

  • Brito-Semedo

    Caro Amigo Joray,Juntos fizemos uma coisa bonita q...

  • JORAY

    Meu caro amigo, foi um prazer fazer o retrato fala...

  • Brito-Semedo

    Conheci o avô em São Vicente e fico feliz por se t...

Powered by