Recomendações de consulta
Assuntos culturais
Bibliotecas Virtuais
Blogues Parceiros
Documentários
Instituições Ensino Superior
Para mais consulta
Esquina do tempo por Brito-Semedo © 2010 - 2015 ♦ Design de Teresa Alves
Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Magazine Cultural a divulgar Cabo Verde desde 2010
Brito-Semedo, 18 Set 22
O município do Sal foi criado em 1935, quando, devido a um aumento populacional, foi separado do antigo Concelho da Boa Vista. Até 1977, a sede administrativa da ilha foi a Vila de Santa Maria passou para Espargos, situada perto do Aeroporto, que está na origem da sua criação e crescimento.
Santa Maria é, hoje, a segunda cidade da ilha, estatuto que adquiriu em 2010 e onde se encontra uma das mais bonitas praias da ilha com cerca de 7 km de extensão.
Palmeira é a terceira localidade mais importante, onde existe a maior concentração de edifícios e serviços e o único porto activado na ilha desde os anos 1960, servindo de rodovias de mar com outros ilhas.
A partir de 1986, o turismo balnear passou a ser a principal actividade da ilha e muitos hotéis foram construídos no extremo sudoeste da ilha, junto a Santa Maria.
O Dia do Município é 15 de Setembro, data que coincide com a celebração da Santa Padroeira, Nossa Senhora das Dores. As festas, de carácter religioso, têm uma forte vertente profana cujo ponto alto costuma ser o Festival da Praia de Santa Maria que, depois de dois anos “silenciado” pela pandemia da covid-19, regressa aos areais da praia de Santa Maria.
– Manuel Brito-Semedo
Esquecer!? Ninguém esquece…
Suspende fragmentos na câmara escura, que se revelam à luz da lembrança...
Olá Brito Semedo. Também apresento m/condolências ...
Bom dia,Apraz-me realçar que li, atentamente, o te...
Boa-noite. Que eu saiba, as crónicas do Nhô Djunga...