Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

 

WhatsApp Image 2022-04-09 at 10.51.58.jpeg

 

 

A Festa de Son Jon, sem dúvida, a maior festa popular das ilhas de Barlavento, principalmente para a ilha de Santo Antão, reunindo os três concelhos, e São Vicente, é uma celebração religiosa e secular realizada por ocasião do dia de São João Baptista, a 24 de Junho.

 

A peregrinação começa no Porto Novo e vai até Ribeira das Patas, são 22 km, para ir buscar o santo, com regresso ao lugar de origem. No dia seguinte volta-se a fazer o mesmo trajecto para ir devolver o santo.

 

O cortejo consiste em 3 elementos que se complementam, constituído por:

 

(i) o navio com bandeiras, fitas e rosários, manejado como se estivesse a navegar, e seu comandante vestido de oficial da marinha e espada para comandar o cortejo;

(ii) o grupo de tamboreiros; e

(iii) o grupo de coladeiras, podendo os pares ser duas mulheres, um homem e uma mulher ou um trio, um homem e duas mulheres.

 

A peregrinação, que nos últimos dois anos foi condicionada pelas restrições impostas pela covid-19, vai ser retomada, este ano, em moldes habituais.

 

O Colá San Jon de São Vicente é o mesmo daquele do Porto Novo, só que não vão buscar o santo porque é celebrado no largo da capela da Ribeira de Julião.

 

Tambores de São João

tambores de São

João tambores

de São João

tambores

de São

J

o

ã

o

.

.

.

 

WhatsApp Image 2022-04-09 at 12.05.43.jpeg

Son Jon.jpg

 

Manuel Brito-Semedo

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Esquecer!? Ninguém esquece…
Suspende fragmentos na câmara escura, que se revelam à luz da lembrança...

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Jornalista e Poeta Eugénio Tavares

Comunidade

Powered by