Recomendações de consulta
Assuntos culturais
Bibliotecas Virtuais
Blogues Parceiros
Documentários
Instituições Ensino Superior
Para mais consulta
Esquina do tempo por Brito-Semedo © 2010 - 2015 ♦ Design de Teresa Alves
Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Magazine Cultural a divulgar Cabo Verde desde 2010
Brito-Semedo, 12 Jul 22
Germano Almeida, que se define ele próprio como um "contador de estórias", é autor de vinte livros, de que se destacam O testamento do Sr. Napumoceno da Silva Araújo (posto no cinema), A Ilha Fantástica, A Família Trago e Regresso ao Paraíso (estórias da sua ilha natal), Os dois irmãos (também posto no cinema) e A trilogia do Mindelo com os romances O Fiel Defunto, O Último Mugido e A Confissão e a Culpa.
A sua escrita é diferente da geração dos claridosos como Baltasar Lopes ou Manuel Lopes pois não tem como base as questões da emigração, pobreza e secas. Caracteriza-se, sobretudo, por usar o humor e a sátira.
Germano Almeida é um dos escritores mais traduzidos de Cabo Verde. Em 2018 ganhou o Prémio Camões, o segundo escritor cabo-verdiano a conseguir tal feito, o prémio mais importante em língua portuguesa.
Germano Almeida foi condecorado por Cabo Verde com o Primeiro Grau da Ordem do Dragoeiro, a maior condecoração na área da cultura, e por Portugal com os graus de Comendador da Ordem do Mérito e de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.
Em 2021 foi homenageado na décima quarta edição do festival literário Escritaria, realizado em Penafiel, norte de Portugal, com direito a uma silhueta (uma espécie de busto) num dos locais principais da cidade.
– Manuel Brito-Semedo
Esquecer!? Ninguém esquece…
Suspende fragmentos na câmara escura, que se revelam à luz da lembrança...
Conheci o avô em São Vicente e fico feliz por se t...
Sou neta do Manuel Joaquim Andrade, dono deste bar...
Muitas vezes e cada vez mais, meditando nos Evange...