Recomendações de consulta
Assuntos culturais
Bibliotecas Virtuais
Blogues Parceiros
Documentários
Instituições Ensino Superior
Para mais consulta
Esquina do tempo por Brito-Semedo © 2010 - 2015 ♦ Design de Teresa Alves
Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Magazine Cultural a divulgar Cabo Verde desde 2010
Brito-Semedo, 21 Dez 22
Manuel Lopes, ficcionista, poeta e ensaísta, é um dos fundadores da moderna literatura cabo-verdiana e da revista Claridade, juntamente com Baltasar Lopes da Silva e Jorge Barbosa.
Nasceu em São Nicolau, a 23 de Dezembro de 1907 e faleceu em Lisboa, no dia 25 de Janeiro de 2005, com 98 anos. Os seus romances, Chuva Braba (1956) e Flagelados do Vento Leste (1959) são sobre a ilha de Santo Antão.
Os dois romances são complementares, na medida em que tratam dos efeitos de duas indomáveis e volúveis forças da natureza tão conhecidas dos patrícios, a chuva e a lestada. A Chuva Braba termina num cântico à fecundidade da terra sagrada e Flagelados do Vento Leste, em cânticos macabros e fúnebres a uma terra amaldiçoada. Livro esse que foi adaptado para o cinema em 1995, dirigido pelo realizador António Faria.
Manuel Lopes tem também publicado Galo Cantou na Baía (1959), obra constituída por uma novela e quatro contos, cujos temas são o mar, o porto e a cidade – principalmente a cidade do Mindelo.
A nível da poesia, Manuel Lopes publicou Poemas de Quem Ficou (1949), Crioulo e Outros Poemas (1964) e Falucho Ancorado (1997).
– Manuel Brito-Semedo
Esquecer!? Ninguém esquece…
Suspende fragmentos na câmara escura, que se revelam à luz da lembrança...
D. Isabel Delgado da Silva, infelizmente não tenho...
Boa noite Jailson, não tinha conhecimento de que m...
Hola! Gracias por la información sobre nuestro árb...