Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

 

Nho-Roque-no-Atelier-Mar-1980.jpg

 

António Aurélio Gonçalves, Nhô Roque, figura de destaque das letras cabo-verdianas, nasceu em São Vicente a 25 de Setembro de 1901 e faleceu a 30 de Setembro de 1984, com 83 anos.

 

Novelista, crítico e ensaísta nas mais diversas áreas – prefácios de livros, seminários de literatura, artigos em revistas como Ponto & Vírgula, conferências e a própria divulgação de conhecimento e de informação a quantos o procuravam em casa ou em qualquer lugar onde estivesse – praticamente até à sua morte.

 

A sua principal obra, de leitura obrigatória no ensino secundário, são as suas noveletas, reunidas num único volume em 1986, sob o título Noite de Vento, e reeditadas mais recentemente, em 2021.

 

Aurélio Gonçalves é o escritor que melhor soube interpretar a alma das gentes da sua cidade do Mindelo, dando-lhe um estatuto literário.

 

Em homenagem a esse escritor, foi construído em 2013, junto à Avenida Marginal, o Parque Nhô Roque, o Parque Infantil Municipal de São Vicente, que se destina a crianças dos 0 aos 13 anos de idade, faltando apenas colocar nela a estátua do seu Patrono.

 

Sodade de Nhô Roque

Sodade de nôs professor

Nôs home di povo

Sodade de Nhô Roque

 

Manuel Brito-Semedo

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Esquecer!? Ninguém esquece…
Suspende fragmentos na câmara escura, que se revelam à luz da lembrança...

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Jornalista e Poeta Eugénio Tavares

Comunidade

Powered by