Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

 

são-nicolau.jpg

 

 

"Patchê" é a forma trocista da gente de SonCente chamar às pessoas de SanNicolau e que tem a ver com a sua forma peculiar de falar. "Patchê" com significado de "Porquê" e “Parloa” significando "por ali" ou "além", referindo-se a um lugar impreciso enquanto "loacinha" já tem o sentido de "ali" ou "lá", indicando um local preciso. Associando os dois termos fica “Patchê parloa”, ou os “Patchê”.

 

Só encontro paralelo com “Catanhô”, a designação atribuída aos cabo-verdianos que trabalhavam nas roças de Angola que não entendiam o que falavam – “Nhu cata nhô”, “Panhá bocê”, “Apanhe o senhor”.

 

Chiquinho, o livro de Baltasar Lopes, um clássico da literatura, retrata bem as características e a história do homem de SanNicolau, do “Patchê”.

 

Destaco, dentre os mais ilustres “Patchê”, José Lopes, Baltasar Lopes, Pedro Corsino Azevedo, Gabriel Mariano, escritores; Teodorinho Almada, professor; Dulce Amada, filóloga; Júlio Almada e Joãozinho Lopes da Silva, capitães da marinha mercante; e más um kotxáda dêz.

 

Manuel Brito-Semedo

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Esquecer!? Ninguém esquece…
Suspende fragmentos na câmara escura, que se revelam à luz da lembrança...

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Jornalista e Poeta Eugénio Tavares

Comunidade

  • Pecas0093@gmail.com

    Muitas vezes e cada vez mais, meditando nos Evange...

  • Pedro lima

    O senhor pastor Sanca Gomes viveu uma vida sempre...

  • Pedro lima

    Passando aqui pela «Esquina do Tempo» e lendo esta...

Powered by