Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

 

mindelo-down-town.jpg

 

A cidade do Mindelo é sede do concelho de São Vicente e a sua importância, no contexto cabo-verdiano e mundial, remonta ao século XIX devido ao facto de estar situada numa baía esplêndida para auxiliar a navegação entre a Europa, a África e a América do Sul.

 

À localidade que se chamava Vila Leopoldina, em homenagem a uma princesa austríaca, a primeira mulher do rei Dom Pedro IV de Portugal (o imperador Dom Pedro I do Brasil), foi atribuído o nome de Mindelo, em referência a uma outra localidade portuguesa com esse nome (actual concelho de Vila do Conde, no Porto). A nova designação fazia referência a um acontecimento histórico particularmente caro a Dom Pedro e à sua filha e sucessora no trono português, Dona Maria II, o “desembarque do Mindelo” (1832).

 

Nesse desembarque, as forças militares apoiantes da causa do príncipe Dom Pedro, invadiram Portugal continental, idas dos Açores. Graças à vitória na guerra que se seguiu, essas tropas, designadas por “os bravos do Mindelo”, impuseram no país um regime político liberal (1834), que veio a ser responsável pela abolição da escravatura na África Portuguesa.

 

Manuel Brito-Semedo

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Comentar:

De
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.
Comentário
Máximo de 4300 caracteres

O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Esquecer!? Ninguém esquece…
Suspende fragmentos na câmara escura, que se revelam à luz da lembrança...

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Jornalista e Poeta Eugénio Tavares

Comunidade

subscrever feeds

Powered by