Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

 

Sal.webp

 

Sal é das mais pequenas ilhas habitadas, estendendo-se por 30 km de comprimento e 12 km de largura, no sentido leste-oeste, distando da Boa Vista, sua mais próxima vizinha, cerca de 50 km em linha reta, e da qual Sal dependeu administrativamente até 1935.

 

Por não possuir água potável, a ilha não foi povoada até ao século XIX quando, a partir de 1833, o Conselheiro Manoel Antonio Martins começou a exploração do sal na localidade de Pedra de Lume estabelecendo a primeira colónia com gente originária da Boa Vista.

 

Muito posteriormente, com o objectivo de constituir um ponto de escala para os voos com destino à América do Sul, foi lançado, em 1939, por iniciativa italiana, o que viria a ser o "Aeroporto Internacional da Ilha do Sal" tendo dinamizado a economia da ilha até meados da década de 1980. Na sequência, a ilha do Sal veio a ser “descoberta” como destino turismo, passando a ser a sua mais importante actividade económica, tornando-se na principal ilha turística de Cabo Verde.

 

A FIR Oceânica do Sal (região de informação de voo) é outra importante fonte do orçamento do Estado, gerida pela empresa ASA (Aeroportos e Segurança Aérea).

 

Sal é talvez a ilha onde a iniciativa privada e estrangeira mais tem impulsionado o seu desenvolvimento, particularmente na área do turismo.

 

Manuel Brito-Semedo

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Esquecer!? Ninguém esquece…
Suspende fragmentos na câmara escura, que se revelam à luz da lembrança...

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Jornalista e Poeta Eugénio Tavares

Comunidade

  • Garcia Baxe

    Chamo-me Garcia Baxe “Kekas Baxe”, bailarino e cor...

  • Anónimo

    Se Simão nasceu em 1842, e o naufrágio foi em 1853...

  • Joelson Leal

    Sr. Brito, o senhor sabe quem escreveu a música "R...

Powered by