Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

 

7-MONTE-CARA-scaled.jpg

 

São Vicente, embora seja de origem vulcânica, é uma ilha relativamente plana, especialmente a área central, Calhau, Baía. O ponto mais alto da ilha é o Monte Verde com 774 m de altitude. Outra elevação importante é o Monte Cara – assim chamado por fazer lembrar um rosto humano olhando o céu. Já foi chamado Monte Washington ou Cabeça de Washington pelos marinheiros americanos.

 

Devido à endémica falta de água, a ilha ficou, por muitos e muitos anos, relegada à humilde condição de simples campo de pastagem do gado de alguns proprietários da vizinha ilha de Santo Antão.

 

São Vicente seria a última das ilhas do arquipélago a ser povoada. Foi só em 1838, quando se estabeleceu um depósito de carvão para abastecimento dos navios em rota pelo Atlântico na baía do Porto Grande, que a população se começou a fixar, fundando-se a cidade.

 

Com a expansão dos barcos a vapor, na segunda metade do século XIX, São Vicente teve um surto de desenvolvimento, com diversos depósitos de carvão ingleses em actividade e dezenas de navios a alcançarem o porto de Mindelo para se reabastecerem.

 

A ilha tornou-se escala obrigatória a meio do Atlântico para navios de todo o mundo e marinheiros de muitas nacionalidades.

 

Manuel Brito-Semedo

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Esquecer!? Ninguém esquece…
Suspende fragmentos na câmara escura, que se revelam à luz da lembrança...

Pesquisar

Pesquisar no Blog

Jornalista e Poeta Eugénio Tavares

Comunidade

Powered by