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Magazine Cultural a divulgar Cabo Verde desde 2010
Brito-Semedo, 12 Mai 16
O Ensino Superior vai ser transformado num eixo estratégico para o desenvolvimento do país, competitivo no contexto global, com base no tripé Excelência, Eficiência e Internacionalização e com prioridades que passam pela regulação, planeamento indicativo, fiscalização, aproveitamento dos recursos disponíveis no exterior, em particular na diáspora cabo-verdiana e do investimento na formação avançada dos docentes e investigadores universitários residentes no país.
Os docentes/investigadores universitários são uma parte imprescindível na busca das soluções e respostas às questões que se colocam ao desenvolvimento de Cabo Verde, devendo ter as condições para que sejam capazes de ensinar, descobrir, inovar e criar conhecimento.
Historicamente as instituições do ensino superior têm sido um local privilegiado de transmissão e criação de conhecimento. É importante que as instituições do ensino superior cabo-verdianas, para além da sua requalificação, possam assumir integralmente o seu papel nessas duas dimensões, de transmissão e criação de conhecimento, sob o risco de não constituírem real valor acrescentado aos subsistemas do ensino básico e secundário.
Essas instituições, quer públicas, quer privadas, deverão estar em condições de ambicionar elevados patamares de qualidade tanto no ensino como na investigação, para que possam erigir-se em verdadeiras parceiras para o desenvolvimento e progresso da sociedade cabo-verdiana.
Aos três pilares tradicionais da universidade, formação, investigação e extensão, foram acrescentados mais outros dois pilares, democraticidade/inclusão e intervenção.
Enquanto a democraticidade/inclusão favorece o alargamento de oportunidades a estratos menos favorecidos da sociedade, visando, inclusivamente, captar as mentes brilhantes que de outro modo a ela não teriam acesso ou teriam um acesso limitado, o pilar da intervenção veio sublinhar a importância que deve ser atribuída às universidades e outras instituições de ensino superior na promoção de debates no seio da sociedade, na busca conjunta de soluções para os complexos problemas da sociedade contemporânea.
Fazendo os devidos ajustamentos ao seu perfil específico de pequeno estado insular situado na costa ocidental africana, Cabo Verde deverá dar início, com alguma urgência, à implementação de um paradigma que esteja ao mesmo tempo em consonância com as grandes opções estratégicas do país e a necessidade de convergência com o mundo avançado no domínio da educação superior.
Assim, o governo assume o compromisso de transformar o ensino superior cabo-verdiano num eixo estratégico para o desenvolvimento do país, competitivo no contexto global, a começar por uma Uni-CV de educação pública de qualidade e internacionalizada.
O Governo vai adotar uma política de financiamento do ensino superior que tenha como referência a correlação “taxa líquida de escolarização do Ensino Superior/percentagem do PIB para as despesas” e a taxa de abandono refletida no número elevado de estudantes que não chegam a terminar os seus estudos superiores.
As seguintes medidas serão adotadas:
Visando um ensino superior de qualidade e um perfil sistémico ensino superior/ ciência/ investigação & desenvolvimento:
Visando o apoio e incentivos ao cidadão:
in Programa do Governo IX Legislatura
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